Plano de mobilidade de Porto Alegre é apresentado à prefeitura de Rio Grande

30/08/2022 16:19
Aline Rimolo / SMMU / PMPA
Mobilidade Urbana
Representantes da cidade da região Sul vieram buscar referências na Capital

A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) apresentou nesta terça-feira, 30, o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Porto Alegre para uma comitiva da cidade de Rio Grande (RS). Estiveram presentes o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), major Anderson Castro Rodrigues, e representantes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), contratada pelo município para a construção do PMU. A equipe da cidade da região Sul do Estado veio a Porto Alegre para buscar referências. A lei complementar 951/ 2022 foi sancionada pelo prefeito Sebastião Melo no dia 17 de agosto. 

“Muito importante saber que o nosso plano é exemplo para outras cidades. Nossa equipe construiu o PMU com diretrizes que servem de balizadoras para atividades de curto, médio e longo prazo, o que nos dá liberdade na construção de ações mais concretas a partir de estudos mais aprofundados”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Os coordenadores de Planejamento, João Paulo Cardoso Joaquim, e de Inovação e Projetos, Fabiana Kruse, explicaram aos gestores de Rio Grande a forma como ele foi construído. Ao longo do planejamento foram feitas 41 atividades entre seminários, reuniões, consultas públicas e oficinas. O plano segue as orientações da lei 12.587 de 2012, que instituiu a obrigatoriedade para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.

As ações são divididas em transporte ativo e acessibilidade, transporte coletivo e seletivo, transporte de cargas, transporte individual motorizado, mobilidade segura, informação, comunicação e educação para a mobilidade, espaço urbano, meio ambiente e inovação, planejamento e gestão da mobilidade. O PMU deverá ser atualizado até o final de dezembro de 2024 e, a partir desta data, revisado no máximo a cada dez anos, conforme estabelece a Lei Federal 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. 

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes