Ações do Mais Transporte são apresentadas em Fórum Mundial na Polônia

29/06/2022 15:32

Nesta quarta-feira, 29, a diretora geral da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), Maria Cristina Molina Ladeira, participou de um painel no Fórum Urbano Mundial, que ocorre em Katowice, na Polônia. Ela apresentou as políticas do Programa de Reestruturação do Transporte: Mais Transporte, que preveem um transporte mais sustentável e acessível para todos. O evento termina nesta quinta-feira e é a principal conferência mundial sobre questões urbanas.

A participação de Porto Alegre no evento, que é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), apoiada pela União Europeia, em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália), com objetivo de contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável e na redução das desigualdades.

Durante a apresentação, Cristina falou sobre as ações da cidade para um transporte mais justo e sustentável. “O governo do prefeito Sebastião Melo busca, desde o começo, uma forma de ter uma passagem que caiba no bolso do cidadão. Foram aplicadas diversas medidas para que se reduzisse o impacto dos custos sobre a passagem. Com a mudança do cálculo, de tarifário para o quilômetro rodado, foi possível manter o valor da passagem no patamar que já tínhamos em 2021, que é de R$4,80”, afirmou.

Em relação às políticas ambientais, a diretora da SMMU reforçou o compromisso para um transporte mais sustentável. “Além da nossa preocupação com a mobilidade ativa, incentivando o uso de bicicleta, estamos buscando modelos de transporte elétrico que possamos adotar na cidade. A ideia é de que, a longo prazo, possamos ter um piloto nesta área, contribuindo assim para um transporte mais sustentável”, salientou.

Aline Rimolo

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes