Roda de Conversa da Pessoa Idosa abre calendário com diálogo sobre diversidade e direitos
A Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) realiza, na quarta-feira, 28, a Roda de Conversa da Pessoa Idosa 2026, a partir das 16h, na sede da secretaria, localizada na avenida João Pessoa, 1105, bairro Farroupilha, sala 104.
A iniciativa é uma atividade tradicional do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), com a proposta de ampliar o diálogo sobre temas que impactam diretamente a vida da população idosa, respeitando suas realidades, vivências e pluralidades.
O encontro de janeiro integra as ações do Janeiro Lilás - Mês da Visibilidade Trans, e contará com a participação do advogado Diego Cândido, representante da Organização Não Governamental (ONG) Igualdade da Associação dos Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, que abordará questões relacionadas a direitos humanos, inclusão e respeito às diversidades no envelhecimento.
Para o secretário municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini, a retomada da Roda de Conversa reafirma o compromisso da gestão com a escuta e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à pessoa idosa. “A Roda do Idoso é um espaço de acolhimento, troca e construção coletiva. Em 2026, iniciamos o calendário reafirmando que o envelhecimento deve ser vivido com dignidade, respeito e reconhecimento das diferenças, sem deixar ninguém para trás”, destaca.
Programação - Ao longo do ano, a Roda de Conversa da Pessoa Idosa contará com um calendário diversificado, abordando temas sociais, culturais, de saúde, cidadania e direitos humanos, fortalecendo o protagonismo da população idosa no município.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3289-2075 ou pelo e-mail cmrdh-smidh@portoalegre.rs.gov.br.
Bianca Dilly