Trabalho técnico social é retomado nos loteamentos Irmãos Maristas e Senhor do Bom Fim

22/03/2022 17:48
Cindy Vitali/SMHARF PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Equipe do Demhab e da Osicom no loteamento dos Irmãos Maristas

Os moradores dos loteamentos Irmãos Maristas , no bairro Mário Quintana e Senhor Bom do Fim, no bairro Sarandi, voltarão a contar com o trabalho técnico social. A retomada das atividades em campo iniciou nesta terça-feira, 22, com reconhecimento territorial realizado pela Obra Social Imaculado Coração de Maria (Osicom) com supervisão dos técnicos do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). 

As famílias que vivem nos loteamentos, em sua maioria reassentadas da Vila Nazaré, receberão orientações de gestão condominial, educação ambiental e patrimonial, que são importantes para a organização comunitária, e também sobre a sustentabilidade dos empreendimentos. Esse trabalho é chamado de pós-reassentamento, que existe para inserir a comunidade na nova rotina.

A assistente social e Coordenadora Técnica Social do Demhab, Rosane de Oliveira, destaca que o departamento prestará todo o auxílio a Osicom. “Estamos com grandes expectativas para o trabalho que será realizado nos loteamentos, pois há diferentes demandas nos dois empreendimentos. Esse trabalho é para fortalecimento das famílias, para que elas possam se sentir pertencentes do território e também fortalecer os vínculos no novo espaço de moradia”, ressaltou.  

O Coordenador Executivo da Osicom, Gustavo Waschburguer, que é responsável pelo projeto, destaca que as equipes estão mobilizadas em prol da ação. “A nossa expectativa é fazer ativa essa escuta da comunidade para conseguirmos realizar os encaminhamentos necessários e estimular uma nova vida aos moradores”, disse. 

Maria Emília Portella/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Loteamento Senhor do Bom Fim

Maior reassentamento - A transferência das famílias da Vila Nazaré foi o maior reassentamento em ato contínuo realizado em Porto Alegre. As famílias foram reassentadas para os empreendimentos Irmãos Maristas e Senhor do Bom Fim. O Loteamento Irmãos Maristas possui 1.298 unidades habitacionais, entre casas e apartamentos. Já o Loteamento Senhor do Bom Fim possui 364 unidades habitacionais, que são divididas também entre casas e apartamentos. 

O programa é financiado pela Caixa Econômica Federal e conta com o apoio do município. O investimento total é de R$ 3,4 milhões, com recursos federais da Portaria 464/2018 do Ministério das Cidades.

 

Cindy Vitali

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes