Prefeitura realiza último sorteio de unidades habitacionais do Irmãos Maristas

25/05/2022 17:04
Cindy Vitali / DEMHAB / PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Próximo passo para os beneficiários concluírem a mudança é a assinatura do contrato com a Caixa

Na tarde desta quarta-feira, 25, no auditório do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) foi realizado o último sorteio das unidades habitacionais do Loteamento Irmãos Maristas, no bairro Mário Quintana. Entre os beneficiários sorteados, três famílias são oriundas da Vila dos Sargentos, onde a Prefeitura de Porto Alegre presta assistência aos moradores desde o temporal de março deste ano, que causou grandes estragos na comunidade.

O sorteio foi realizado pela Obra Social Imaculado Coração de Maria (Osicom), que atua no loteamento realizando o trabalho técnico social. Além das famílias da Vila dos Sargentos, os beneficiários são de outras comunidades, como Vila Herdeiros, Vila Nazaré, Vila Pepino, Ocupação Cachoeiras e, também, famílias convocadas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), totalizando 52 famílias contempladas.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Demhab, André Machado, disse que a finalização deste trabalho é motivo de alegria. “Entregar o Maristas, com a ocupação completa, é também entregar qualidade de vida para todos vocês. Aos poucos as coisas vão melhorando no loteamento. Temos a creche, as linhas de ônibus, que já estão circulando na comunidade. E, em breve, será inaugurado o centro de reciclagem que possibilitará mais uma alternativa de renda para os moradores,” ressaltou Machado.

Em uma força-tarefa para concluir a ocupação do Irmãos Maristas, a Fasc, com apoio das equipes do Demhab, convocou 50 famílias que se enquadravam na política de reassentamento.  Deste número, apenas 26 beneficiários apresentaram toda a documentação para o sorteio desta quarta-feira. Para a presidente da Fasc, Cátia Lara, ter a garantia da casa própria é conseguir ter uma vida mais tranquila. “Essa é a missão da assistência social, uma política de travessia. Fazendo as pessoas superarem as suas adversidades e, assim, podendo construir uma nova história para suas vidas,” comentou Cátia.

O próximo passo para os beneficiários concluírem a mudança é a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal, que deve ocorrer nas próximas semanas. Após essa etapa, ocorre a ligação da energia elétrica e, por último, será agendada a mudança dos novos moradores.

Irmãos Maristas - O condomínio possui 1.298 residências, entre apartamentos e casas. Cada unidade contém dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Deste número, 936 famílias são oriundas da Vila Nazaré, que foi o maior reassentamento em ato contínuo realizado em Porto Alegre.

Cindy Vitali

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes