Município assina parceria com empresas para construção de galpão de reciclagem

08/10/2021 15:12
Giulian Serafim/PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Termo de Cooperação Técnica foi assinado com as empresas RGS Engenharia S.A e a Fraport Brasil

As secretarias municipais de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) e Parcerias (SMP) assinaram na manhã desta sexta-feira, 8, o Termo de Cooperação Técnica do Município com a RGS Engenharia S.A e a Fraport Brasil para construção de um galpão de reciclagem de lixo, no bairro Mario Quintana, na Zona Norte. Cerca de 60 recicladores serão beneficiados.

O custo da obra está orçado em R$ 200 mil e os recursos são provenientes de parceria com a Fraport, empresa responsável pela ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O espaço onde será construída a unidade - pela RGS Engenharia - está localizado em um terreno de 220 metros quadrados, na rua Tenente Coronel Waldomiro Eifler, 93.

Segundo o titular da SMHARF, André Machado, o galpão de reciclagem deverá contribuir com a geração de empregos e renda dos moradores da região. “Isto é parte de um compromisso que a prefeitura está cumprindo, não só com as famílias da comunidade da Vila Nazaré, que foram reassentadas no Loteamento Irmãos Maristas, mas também com os moradores do Timbaúva, que já estavam aqui e que terão no galpão mais uma fonte de sustento”, afirma o secretário.

A secretária de Parcerias, Ana Pellini, destaca a importância do empreendimento. “As mulheres estavam reciclando o lixo dentro de casa. Graças à RGS e à Fraport esta obra foi viabilizada e, em breve, irá melhorar muito a qualidade de vida desta população”, afirma Ana.

O diretor-presidente da RGS Engenharia, Rafael Sacchi, acredita que esta é uma oportunidade da empresa poder ajudar os porto-alegrenses. “Estamos muito satisfeitos em poder contribuir com um projeto que resultará em alimento e dignidade às pessoas”, diz o empresário. A CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, garante que a parceria faz parte do programa de responsabilidade social do grupo. "Esse projeto assegura o trabalho e a vida dos moradores que saíram da Vila Nazaré para permitir a extensão da pista do aeroporto. Estamos aqui para apoiá- los no que for preciso", completa.

Unidades comerciais – Também nesta sexta-feira, a prefeitura entregou as chaves de mais quatro unidades comerciais para moradores do Loteamento Irmãos Maristas. São espaços de 23 metros quadrados, com instalações de água e luz, prontos para utilização. Os moradores beneficiados já tinham estabelecimentos comerciais na Vila Nazaré de onde foram realocados para a realização das obras de ampliação do aeroporto.

Ivani Schütz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes