Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP

21/07/2023 00:27

  

Rodger Timm / PMPA
Executivo
Plenária registrou crescimento de participação de 51% em relação ao ano passado

A quarta Assembleia da Rodada do Orçamento Participativo (OP) 2023, realizada na noite de quinta-feira, 20, na Câmara Municipal, foi a primeira a apresentar disputa de duas chapas para representação no Conselho do OP (COP). Os participantes da Temática Saúde e Assistência Social optaram por eleger integralmente a chapa 1.

Com 84% dos votos válidos, foram eleitas Terezinha Maia e Margarida Gonçalves, como primeira e segunda titulares, e os suplentes Verônica Barreto de Oliveira e Antônio de Jesus Viegas da Silva.

O prefeito em exercício Ricardo Gomes falou sobre a importância da temática nas políticas públicas voltadas para a área social e a participação cidadã para aplicação dos investimentos ligados aos temas. Especialmente sobre saúde, Gomes disse que a cada ano a prefeitura investe mais.

“Acreditamos que há muito a se fazer. Esta não é uma construção que termina no próximo tijolo, mas vamos insistir para oferecer uma saúde pública de qualidade e um bom atendimento como Porto Alegre merece”, disse o prefeito em exercício.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, apresentou as entregas e demandas do OP e reforçou o foco da gestão nas políticas e integração com a atenção primária à saúde. “O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo. É fundamental trabalharmos para a humanização do cuidado à comunidade em nossas unidades de saúde, que são porta de entrada do SUS e contribuem para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais”, afirma Ritter.

O presidente interino da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, reforçou a importância das assembleias como espaço de diálogo e escuta legítima da população. "Em 46 anos de Fasc, atualmente, as 12 mil crianças e adolescentes atendidos no serviço de convivência foram demandados pelo OP. Um exemplo de que vale participar”, destaca.

Prioridades - Os participantes elencaram suas prioridades de investimentos para 2024, que tem recursos definidos de R$ 20 milhões. Construção de postos de saúde ficou em primeiro lugar; seguida de ampliação, promoção, prevenção à violência e defesa de direitos da mulher; reforma e ampliação de unidades saúde e construção, reforma, ampliação e qualificação dos espaços casa lar de atendimento de idoso.

A plenária, que foi transmitida ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube, teve um crescimento de participação de 51% em relação ao ano passado. Foram contabilizadas 250 inscrições.

Na próxima segunda-feira, 24, ocorre a Assembleia Temática Cultura e Juventude, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP.

Leia mais:

Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades

Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP

Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes