Saneamento básico é prioridade na assembleia da Região Centro-Sul do Orçamento Participativo

06/12/2022 09:18

  

Pedro Piegas / PMPA
Orçamento Participativo 2022
Plenária contou com 451 participantes inscritos

A assembleia da Região Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP), realizada na noite de segunda-feira, 5, no Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), deu início à última semana da rodada de assembleias de 2022. Com 451 participantes inscritos, a plenária elegeu o tema saneamento básico - água e esgoto cloacal como prioridade de investimentos para 2023, seguido de saúde, habitação e  pavimentação.

As plenárias começaram em 31 de outubro com a temática educação, esporte e lazer e se encerram com a Região Leste, nesta quarta-feira, 7, totalizando 23 encontros, sendo seis dos fóruns temáticos e 17 das regiões da cidade.

Na plenária da Centro-Sul, o prefeito Sebastião Melo manifestou a preocupação do poder público na realização das demandas da comunidade. O chefe do Executivo comentou que a busca por moradia digna e o apelo pela regularização fundiária foram destaques na plenária, reforçando que são mais de 800 ocupações irregulares. Melo lembrou que a criação da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária foi para tratar desses assuntos sensíveis. 

“Como prefeito, reconheço olhando no olho de cada porto-alegrense que não há dinheiro para tudo. Mas nosso governo está comprometido em priorizar aquilo que é possível para atender demandas, especialmente de quem mais precisa” – Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, anunciou que o Projeto de Lei do Executivo que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício econômico-financeiro de 2023, a LOA (Lei Orçamentária Anual) 2023, foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre na manhã do mesmo dia da assembleia da Região Centro-Sul. “Os R$ 15 milhões destinados para o Orçamento Participativo estão, portanto, assegurados”, disse Trogildo.

Reconhecimento – Reincidente nas manifestações satisfatórias acerca da sua atuação no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Edmilson Ossanes Ferreira, gerente da Zonal Sul do departamento, foi elogiado pela maioria dos inscritos para fala. Sua atuação foi chancelada pelo Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, e pelo diretor do DMLU, Paulo Marques.

Eleição – Para representar a região no Conselho do OP (COP), foi eleita por aclamação a única chapa inscrita: Pedro Claudio Pandolfo e Daniela Duarte Labandeira para primeiro e segunda titular, respectivamente; e Regina Ludimila M. de Moura e Adrian Dario Pajolchek para suplentes.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Ricardo Gomes, deputado, vereadores, secretários e agentes públicos, além de conselheiros do OP. A Região 12 – Centro-Sul é composta pelos bairros Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis e Vila Nova.

Nesta terça-feira, 6, ocorrerá, às 19h, a plenária da Região Eixo-Baltazar, no Centro Humanístico Vida, avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Passo das Pedras.

Leia também:

Região Partenon do Orçamento Participativo elege habitação como prioridade para investimentos

Habitação é prioridade na assembleia da Região Cristal

Região Extremo Sul registra maior participação em assembleias do OP deste ano

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo

Assembleia Temática elege chapa única por aclamação

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Saúde encerra ciclo de assembleias temáticas do OP

Centro abre as assembleias regionais do Orçamento Participativo

Assembleia do OP da Região Ilhas elege pavimentação como prioridade de investimentos

Assembleia da Região Nordeste do Orçamento Participativo registra 514 credenciamentos

Assembleia do OP da Região Cruzeiro recebe reivindicações dos moradores

Saúde é prioridade na assembleia da Região Humaitá/Navegantes

Orçamento Participativo: assembleia da Restinga registra 961 credenciamentos

Assembleia da Região Norte do Orçamento Participativo registra 584 inscritos 

Região Glória elege chapa única para Conselho do Orçamento Participativo

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes