Rodada única de assembleias do OP encerra com crescimento de 52% na participação popular

18/08/2023 09:13
Cesar Lopes/ PMPA
Executivo
Desde o dia 17 de julho, ocorreram seis plenárias temáticas e 17 regionais na Capital

A plenária da Região Leste, última da rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) 2023, foi realizada na noite dessa quinta-feira, 17, na Paróquia Senhor Bom Jesus. Foram 23 encontros, sendo seis plenárias temáticas e 17 regionais, que tiveram início em 17 de julho. O prefeito Sebastião Melo, que no ano passado ressaltou que o grande desafio seria aumentar a participação popular em 2023, comemorou o crescimento de 52,21%, levando 13.019 cidadãos a se inscreverem para participarem das plenárias da rodada.

“Encerramos a etapa das assembleias do Orçamento Participativo na querida Bonja com a certeza de que foi um mês de produtivas conversas olho no olho e de construção de respostas em conjunto com a comunidade. A ampliação significativa da participação popular demonstra o fortalecimento da ferramenta do OP e dá subsídios para seguirmos encarando os desafios da nossa Porto Alegre" - Prefeito Sebastião Melo.

Segundo o prefeito, com o encerramento das assembleias do OP de 2023, as agendas de desdobramento das plenárias continuarão acontecendo. Melo, acompanhado de secretários, técnicos municipais e vereadores, já visitou a Região Humaitá-Navegantes, no último sábado, 12. A Região Leste é composta pelos bairros Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Sabará, Morro Santana, Três Figueiras e Vila Jardim.

Prioridades - Cultura foi eleita a primeira prioridade de investimentos para a região em 2024. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, destacou que a Região Leste tem muita participação cultural.  “A diversidade da região é destaque nas manifestações culturais. Realizamos investimentos de mais de R$ 700 mil e todas as demandas do OP estão sendo atendidas”, comentou Ventura.  As outras três prioridades eleitas foram esporte e lazer, saneamento básico (águas pluviais), trabalho e renda.

Saneamento básico teve destaque em muitas das falas da comunidade. “Estamos realizando diversas ações para melhorar o abastecimento de água em diferentes regiões da Leste como no Altos da Colina e na Comunidade Continental com a extensão de redes. Além disso, no Beco Souza Costa, também ampliamos as redes de esgoto. Seguimos à disposição da comunidade para  atender as suas necessidades", afirmou o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss.

Em relação à saúde, a demanda da comunidade não foge das demais regiões da Capital: ampliação da oferta de especialidades. “Vamos lançar, nos próximos dias, uma ação para reduzirmos as filas de cirurgias, exames clínicos e consultas especializadas. Isso acontecerá de forma descentralizada, pois entendemos que as pessoas não devem ser obrigadas a atravessar a cidade para serem atendidas", disse o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Conselheiros A região ficou entre as quatro plenárias que apresentaram disputa de chapas para representação no Conselho do OP (COP). As demais foram a Temática Saúde e Assistência Social e as regiões Extremo-Sul e Sul. A chapa 1 conquistou 62,8% dos votos válidos, tendo direito aos dois conselheiros titulares: 1ª titular é Tatiele do Nascimento Pacheco e o 2º titular, José Gonçalves. A chapa 2 vai definir os dois suplentes entre os quatro integrantes da chapa.

Participação - A Região Leste contabilizou 974 participantes, sendo a terceira assembleia da rodada em número de inscritos, além de ter crescido 44% em relação ao ano passado. A segunda região foi a Eixo-Baltazar, com 1.169 participantes. A primeira foi a Restinga, com 1.456, que  também foi a região com maior número de participantes em 2022.

No encerramento da última assembleia da Rodada do OP 2023, o secretário municipal de governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, reforçou a importância da participação popular para o sucesso do OP e agradeceu à equipe da secretaria pela realização das plenárias.  “Cada um dos responsáveis pela realização do OP estão de parabéns, desde a Diretoria de Participação Cidadã, passando por todos os gestores e chefes de democracia das 17 regiões da cidade”, completou.

Assembleias Regionais e Temáticas – Nas 23 plenárias, a população elege as prioridades para o município, seus conselheiros e define o número de delegados da cidade para os seus respectivos fóruns regionais e grupos de discussões temáticas. A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) é a responsável pela realização das assembleias do OP. Ainda sem data definida, a próxima etapa do OP é a posse dos conselheiros eleitos.

Reveja as assembleias do Orçamento Participativo 2023 do YouYube da prefeitura.

Leia mais: 
Região Eixo-Baltazar elege suas prioridades de investimento
Região Centro-Sul elege habitação para prioridade de investimentos
Região Glória comemora anúncio de nova sede do Cras
Assembleia do Orçamento Participativo na Lomba do Pinheiro registra 869 credenciamentosHabitação é prioridade de investimentos na Região Partenon
Região Norte prioriza saneamento básico para investimentos em 2024
Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP
Residencial Barcelona será construído com recursos da venda de imóvel municipal
Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo
Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes