Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano

09/08/2023 09:27
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Plenária contabilizou 1.456 inscritos

A Assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2023 da Região Restinga superou seu recorde de público de 2022, quando foi campeã total de credenciamentos. Na noite de terça-feira, 8, a plenária realizada na Escola de Samba Estado Maior da Restinga contabilizou 1.456 inscritos, configurando, até o momento, a maior participação neste ano. O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, vereadores, deputados e moradores da região, que é composta pelos bairros Pitinga e Restinga.

“Agradecemos a comunidade da querida Tinga por nos acolher nesta noite tão produtiva de diálogo e construção. Esse é o sentido da participação popular. Sabemos que somente discurso não convence ninguém, é preciso agir. Temos trabalhado para desenvolver uma cidade cada vez mais alto astral e as assembleias do orçamento participativo nos ajudam a avançar ainda mais. Estamos muito abertos para receber as críticas e atender a população que mais precisa” – Prefeito Sebastião Melo.

Entre as manifestações da comunidade, pautas ligadas à Cultura. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, destacou entregas da pasta, pontuando eventos executados via OP, como a Semana da Restinga, que faz parte do calendário oficial de Porto Alegre.

“A cultura na Restinga segue pujante e ampliando suas ações. Realizamos mais de seis oficinas culturais, reativamos os investimentos na Escola Preparatória de Dança, inúmeros projetos culturais aprovados nos editais, além da ampliação no fomento do Carnaval e muito mais entregas”, disse Ventura.

A comunidade pediu um olhar mais atento ao Hospital da Restinga e Extremo-Sul. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, reforçou o compromisso da pasta em assegurar que a instituição atenda a população adequadamente. “Se tem problemas, nós vamos resolver e melhorar os nossos processos, assim como os nossos agentes de saúde têm feito nas nossas oito unidades de saúde da região - CF Álvaro Difini, CF José Mauro Ceratti Lopes, US Pitinga, US 5ª Unidade, US Núcleo Esperança, US Restinga, US Chácara do Banco e US Macedônia.”

Outra pauta comentada nas falas da comunidade foi a necessidade de vagas para a educação infantil, além de atenção à educação inclusiva. “A Restinga é uma grande potência, com 12 escolas próprias e 28 escolas conveniadas, que fazem um ótimo trabalho no acolhimento e ensino às crianças. Mesmo assim, a demanda é muito grande e estamos trabalhando para ampliar as vagas. Além disso, vamos fortalecer os recursos humanos com mais professores e profissionais específicos para os alunos com deficiência. Vamos ainda dar um suporte maior na qualificação de Educação Especial às escolas conveniadas”, disse o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.

Prioridades e conselheiros – Os participantes escolheram como prioridades de investimentos para 2024, cujos recursos somam R$ 20 milhões, educação, esporte e lazer, habitação e pavimentação. E para representar a região no Conselho do OP (COP), foi eleita por aclamação a chapa única composta por André Luiz Silva Seixas e Kelly Ramos da Silva, como primeiro e segunda titulares, respectivamente, e Cristina Machado da Silva, para primeira suplente, seguida de Juliana da Silva Lopes, segunda suplente.

A plenária teve transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube. Nesta quarta-feira, 9, acontecerá a assembleia da Região Norte, na Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, na rua Xavier de Carvalho, 274 – bairro Sarandi, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP. 

Leia mais:

Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP
Residencial Barcelona será construído com recursos da venda de imóvel municipal
Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo
Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes