Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

22/07/2021 11:44
Captura de tela/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA

  

Com 46 participantes,  aconteceu na noite de quarta-feira, 21, o Fórum Regional de Serviços da Região Leste. Cumprindo calendário previsto para realização nas 17 regiões do Orçamento Participativo, esse foi o segundo encontro e ocorreu de forma on-line. O secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, fez a abertura dos trabalhos e destacou o respeito da administração municipal aos movimentos sociais e todos os representantes da sociedade civil, e enalteceu quem faz a história do OP. "Porto Alegre é a capital mundial da democracia participativa, graças a essa intensa participação desses incansáveis representantes".

A rodada teve várias manifestações relacionadas a questões de conservação permanente de vias (capeamento asfáltico), água e esgotos, horário de ônibus. A representante do Conselho Municipal de Cultura, Letícia Fagundes, destacou a necessidade de disponibilização de banheiro público no terminal de ônibus na Antônio de Carvalho. “É uma área de baldeação de passageiros que muitas vezes permanecem por mais de 40, 50 minutos aguardando condução”, disse.

O conselheiro da Região, José Dorley dos Santos, também manifestou a necessidade de banheiro no terminal além de questões e problemas de esgotamento sanitário. O conselheiro destacou a importância do Fórum de Serviços.  "Esse fórum é fundamental, pois aproxima e podemos apontar as necessidades da nossa comunidade".

Além desses temas, houve outros pontos levantados e os membros do governo responderam às reivindicações dos líderes comunitários, apontando soluções e providências. O diretor-geral adjunto do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, pontuou que o abastecimento da Colina, pelo receio da exposição dos moradores aos fios de alta tensão, está impossibilitando a resolução de instalação de bomba d’água.

Participaram também do Fórum Regional de Serviços da Região Leste, os secretários municipais adjuntos de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi; de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres; o vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto; o coordenador institucional da Secretaria de Serviços Urbanos, Renato Jaguarão; representantes das secretarias de Desenvolvimento Social; da Saúde; da Segurança; da Guarda Municipal; da EPTC; e do DMLU. Participaram também, conselheiros tutelares, líderes comunitários, conselheiros e delegados do OP. Da Smgov,  responsável pelos Fóruns de Serviços, participaram o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos, que conduziu, juntamente com Marcantônio, os trabalhos da noite; a gestora da Subprefeitura da Região Leste, Suzana Regina Torres; e a chefe de democracia, Denise das Neves Oliveira.

Pertencem à Região 3 - Leste do Orçamento Participativo, os bairros Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Sabará, Morro Santana, Três Figueiras, Vila Jardim.

O próximo Fórum Regional de Serviços, acontecerá de forma presencial na Região Cristal (Associação Amigos do Cristal, Rua Curupaiti, 925 - Cristal).

Confira as datas dos próximos Fóruns Regionais de Serviços, com início às 19h:

26/7 - Região 11 - Cristal (presencial)
28/7 - Região 14 - Eixo-Baltazar (on-line)
29/7 - Região 13 - Extremo-Sul (on-line)
02/8 - Região 15 - Sul (on-line)
04/8 - Região 4 - Lomba do Pinheiro (on-line)
05/8 - Região 17 - Ilhas (presencial)
09/8 - Região 7 - Partenon (on-line)
11/8 - Região 6 - Nordeste (on-line)
12/8 - Região 9 - Glória (presencial)
16/8 - Região 5 - Norte (on-line)
18/8 - Região 2 - Noroeste (on-line)
19/8 - Região 1 - Humaitá/Navegantes (presencial)
23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line)
25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line)
26/8 - Região 16 - Centro (on-line)

Leia também: Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

 

 

 

 

Indaiá Dillenburg

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes