Região Glória elege chapa única para Conselho do Orçamento Participativo

01/12/2022 23:56

  

Cesar Lopes / PMPA
Orçamento Participativo 2022
Melo lembrou que o diálogo e a construção são o caminho para o futuro da cidade

A Assembleia da Região Glória do Orçamento Participativo (OP), realizada na noite de quinta-feira, 1º, no Ginásio do Colégio Marista Assunção, elegeu por aclamação a chapa única que se apresentou para o Conselho do OP (COP). A Região 9 - Glória é composta pelos bairros Belém Velho, Cascata e Glória.

Os representantes eleitos foram Edson Florentino Borges e Lúcia Oliveira Martins como titulares e para a suplência, Zanandra Guedes Soares e Anderson Godinho. A plenária registrou 364 credenciamentos e teve a participação do prefeito Sebastião Melo, do vice-prefeito Ricardo Gomes, do deputado estadual Thiago Duarte, da vereadora Cláudia Araújo, secretários e agentes municipais, conselheiros e delegados do OP, comunidade da região.

“Na assembleia do OP, precisam ter voz as pessoas da região. O governo precisa ouvir, dialogar, construir e agir. O diálogo e a construção são o caminho para que a gente possa discutir o presente e o futuro da cidade. Saímos mais enriquecidos com o debate que tivemos aqui” - Prefeito Sebastião Melo.

Assistência social foi um dos temas mais discutidos na noite e lidera a lista de prioridades da comunidade para 2023. Em seguida, vêm pavimentação, saneamento básico, água e esgoto cloacal, além de habitação.

O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), André Coronel, apresentou os números de atendimentos na região, destacando que o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) de 6 a 14 anos registrou 660 atendimentos/dia. Já o SCFV de 14 a 17 anos teve registrou 188 atendimentos e o de idosos, 100.

Com relação ao Cras Glória, Coronel lembrou que, no ano passado, foi acertada via Fórum de Delegados do OP a destinação de R$ 476 mil para a viabilização do local. “Este ano, temos o compromisso de destinar um valor, possivelmente, na ordem de R$ 500 mil e vamos juntar a isso uma emenda parlamentar do vereador Cassiá Carpes para construirmos o Cras Glória”, completou o presidente da Fasc, informando que já existe um terreno reservado e que a prefeitura está trabalhando no termo de referência para, no ano que vem, no segundo semestre, licitar a obra.

Água e esgotos - O diretor Geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, informou que o Dmae tem atuado em todas as áreas na região Glória. “Neste ano, foi concluída a nova adutora na avenida Oscar Pereira, beneficiando cerca de 10,5 mil moradores da região. Também foram realizadas melhorias nas redes de esgoto”, disse.

Garcia informou também que, pelo grande número de reclamações de repavimentação, foi licitada uma nova empresa que vai priorizar o atendimento na região. “Por fim, saliento que está dentro do nosso horizonte um reservatório de água para a Vila Glorinha, que dará mais força na distribuição da água”, concluiu o diretor-geral do Dmae.

Lomba do Pinheiro - Neste sábado, 3, às 15h, acontecerá a Assembleia da Região Lomba do Pinheiro, na Escola Municipal Heitor Villa Lobos (avenida Santo Dias da Silva, 1).

Leia também:

Região Partenon do Orçamento Participativo elege habitação como prioridade para investimentos

Habitação é prioridade na assembleia da Região Cristal

Região Extremo Sul registra maior participação em assembleias do OP deste ano

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo

Assembleia Temática elege chapa única por aclamação

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Saúde encerra ciclo de assembleias temáticas do OP

Centro abre as assembleias regionais do Orçamento Participativo

Assembleia do OP da Região Ilhas elege pavimentação como prioridade de investimentos

Assembleia da Região Nordeste do Orçamento Participativo registra 514 credenciamentos

Assembleia do OP da Região Cruzeiro recebe reivindicações dos moradores

Saúde é prioridade na assembleia da Região Humaitá/Navegantes

Orçamento Participativo: assembleia da Restinga registra 961 credenciamentos

Assembleia da Região Norte do Orçamento Participativo registra 584 inscritos

 

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes