Região Extremo Sul registra maior participação em assembleias do OP deste ano

23/11/2022 09:40

  

Cesar Lopes / PMPA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2022
Participantes escolheram saneamento básico como prioridade para investimentos

A assembleia do Orçamento Participativo (OP) da Região Extremo Sul registrou até o momento o maior número de participantes credenciados. Foram 622 inscritos que estiveram na noite de terça-feira, 22, no CTG Lanceiros da Zona Sul, na rua Olávio José de Souza, 469, bairro Belém Novo. A reunião contou com a participação do prefeito Sebastião Melo e secretários e agentes municipais, vereadores e comunidade da região.

Melo destacou que a prefeitura trabalha para combater os loteamentos irregulares na região, e que governo e comunidade precisam dialogar para juntos acharem o melhor caminho para a solução desse e de outros obstáculos.

“É uma região com muitos desafios, onde a comunidade encara duras dificuldades diariamente. Mas é no Orçamento Participativo, nas divergências que também podemos encontrar convergências. Dialogar não significa concordar e a proposta da plenária é justamente ouvir os problemas, propor soluções e enfrentar a realidade” – Prefeito Sebastião Melo.

A plenária não teve apresentação de chapa para representar a região no Conselho do OP (COP). Para prioridades de investimentos, foram eleitos os temas Saneamento Básico - Drenagem e Dragagem; Saneamento Básico - Água e Esgoto Cloacal; Pavimentação e Habitação.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Demhab, André Machado, destacou que o clamor pela regularização fundiária é maior na Região Extremo Sul da cidade. “Temos instaurados dentro da Reurb - Regularização Fundiária Urbana - 69 processos de regularização, sendo 13 daqui do Extremo Sul”, disse.  

Dentre as manifestações, questionamentos acerca de saneamento básico. De acordo com o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, o órgão está reconstruindo todas as estruturas de drenagem. “Para a região da Ponta Grossa, junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, o Departamento está licenciando a limpeza e dragagem do Arroio Guabirora. Também estão sendo substituídos mais de 7 mil metros de redes de água no Lami. No Belém Novo, está sendo executada a maior obra de infraestrutura municipal, o novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que vai suprir o déficit de abastecimento da Zona Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro”, destacou Garcia.

Visitante - O secretário Cassio Trogildo, que é o diretor de Resiliência de Porto Alegre, convidou o assessor técnico da Making Cities Resilient 2030, Clément da Cruz, para assistir à assembleia do OP. Cruz, que é francês, está na Capital por ocasião da sua participação no 1° Seminário Metropolitano de Proteção e Defesa Civil Construindo Cidades Resilientes, organizado pela Smgov e Defesa Civil de Porto Alegre.

Região 13 - Extremo Sul - É composta pelos bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami e Ponta Grossa.

Nesta quarta-feira, 23, acontecerá, às 19h, a assembleia da Região Cruzeiro, na Escola Municipal José Loureiro da Silva – avenida Capivari, 1999, bairro Santa Tereza.

Leia também:

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo

Assembleia Temática elege chapa única por aclamação

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP 

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP 

Saúde encerra ciclo de assembleias temáticas do OP 

Centro abre as assembleias regionais do Orçamento Participativo 

Assembleia do OP da Região Ilhas elege pavimentação como prioridade de investimentos 

Assembleia da Região Nordeste do Orçamento Participativo registra 514 credenciamentos

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes