Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo

04/08/2023 09:24
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Encontro reuniu moradores dos bairros Medianeira e Santa Tereza

Moradores dos bairros Medianeira e Santa Tereza participaram, na noite desta quinta-feira, 3, da assembleia do Orçamento Participativo (OP) da Região Cruzeiro. O prefeito Sebastião Melo acompanhou a reunião por videoconferência. Um dos assuntos mais abordados foi a assinatura das escrituras de imóveis adquiridos com recursos de contrapartidas de empreendimento na região, uma antiga reivindicação que foi comemorada pela comunidade.  

"Foi uma construção e uma conquista importante, realizada por meio do Orçamento Participativo. Um empreendimento não pode se instalar e ficar mal com a comunidade. Agora, vamos seguir trabalhando para que as entidades possam atuar da melhor forma, fazendo o seu trabalho comunitário e social para inaugurar pessoas" – Prefeito Sebastião Melo.

O fechamento de unidades de saúde há mais de três anos também foi tema de manifestações da população. O secretário de Saúde, Fernando Ritter, anunciou a reabertura, ainda neste ano, da Unidade de Saúde Tronco que teve suas portas fechadas em 2020. “O prefeito autorizou o recurso de R$ 600 mil para readequação e reabertura do posto”, destacou.

A retomada de atendimentos nas unidades de saúde Vila Gaúcha, Orfanotrófio e Mato Grosso é outra demanda da comunidade que está no radar da gestão. “Infelizmente não há recursos para fazermos tudo agora, mas vamos tratar o assunto como prioridade, pois entendemos a importância de oferecermos estruturas adequadas para o funcionamento de um serviço de saúde exemplar para a população”, complementou Ritter.

O reassentamento de 417 famílias que foram removidas de suas casas em função da obra da avenida Tronco também foi pauta da assembleia. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, confirmou a execução de três projetos para a região. “Os empreendimentos Dona Zaida, Jacuí e Banco da Província foram confirmados pelo governo federal e serão contratados em breve, junto do programa Minha Casa, Minha Vida”, disse.

Além disso, mais um projeto no bairro Santa Tereza e outros quatro no Cristal estão inscritos e aguardam a seleção do programa. “Há uma possibilidade muito concreta de atendimento das demandas da população daquela comunidade em uma parceria entre governos, porque política se faz colocando em primeiro lugar a dignidade das pessoas”, complementou.

Entre os demais apontamentos das lideranças, o incremento na área de assistência social foi solicitado. O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, anunciou o aumento de mais 100 metas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para trabalho educativo na faixa etária de 14 a 17 anos.

Também foram feitos pedidos de mais horários de ônibus à noite, de itinerários de lotação e mais sinalização e equipamentos de segurança para o trânsito. O presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, informou que vai organizar uma visita técnica na comunidade para avaliar as situações e que vai realizar ações de educação para o trânsito nas escolas

Participação - O público da assembleia da Região Cruzeiro foi de 247 inscritos, representando aumento de 263% sobre os 68 presentes em 2022. As prioridades escolhidas foram: saúde, habitação, educação e assistência social. Foram eleitos, por aclamação, os integrantes da única chapa inscrita para o Conselho do OP, como 1º titular, Juarez Souza de Oliveira; 2º titular, Wendel Boanova Escarcel; 1º suplente, Paulo Fabiano Machado Leonardo; e 2º suplente, Ubirajara Cardoso dos Santos.

No próximo sábado, 5, ocorre a assembleia da Região Humaitá-Navegantes, no CTG Vaqueanos da Tradição, localizado na rua Dr. Caio Brandão de Mello, 250 - bairro Humaitá, a partir das 15h.

Faltam dez plenárias para fechar a rodada de 2023 do OP. Acesse aqui o calendário completo. Todos os encontros têm transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Leia mais:

Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

Adriana Corêa

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes