Região Centro-Sul elege habitação para prioridade de investimentos

16/08/2023 09:16
Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Assembleia ocorreu no Centro da Comunidade  Parque  Madepinho (Cecopam)

Na Assembleia da Região Centro-Sul da Rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) 2023, realizada na noite dessa terça-feira, 15, no Centro da Comunidade Parque  Madepinho (Cecopam), os participantes elegeram habitação como prioridade de investimentos para 2024, seguida de saneamento básico, pavimentação e saúde.

“É uma região que cresceu muito e estamos atentos e dedicados em resolver as demandas trazidas pela população. Um prefeito não pode olhar para trás. Precisa resolver os desafios postos. E é isso que temos feito para atender principalmente os que mais precisam" - Prefeito Sebastião Melo.

Nas falas da comunidade, foram pontuadas, principalmente, questões relacionadas às quatro prioridades eleitas. Inês Beatriz da Silva, presidente da Comissão de Moradores da Monte Cristo, disse que a comunidade espera há 15 anos por habitação. “Invadir área é mais fácil”, comentou.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, destacou o número de matrículas de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) entregues na região, além de acordos de ReguLAR, programa da prefeitura que facilita a quitação de dívidas de mutuários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Machado falou também sobre o programa Mais Habitação – Compra Compartilhada, lançado na tarde de terça-feira pelo Município.

Sobre saneamento básico, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, respondeu aos questionamentos. “Vamos começar ainda este ano a dragar o Arroio Cavalhada para minimizar os alagamentos que afetam a vida dos moradores dessa grande região. Também tivemos algumas intervenções positivas, principalmente no abastecimento de água, com reforço de redes e melhorias em reservatórios'', destacou Loss.

A Secretaria Municipal de Saúde buscou, junto à Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, dialogar sobre a possibilidade de cedência de um espaço próximo à Unidade de Saúde Calábria para readequação e atendimento das demandas da comunidade. “Vamos possibilitar que esse espaço receba os grupos de práticas integrativas, reuniões do conselho local de saúde e demais demandas essenciais à região”, garantiu o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Outra questão levantada pelos moradores foi mobilidade urbana, incluindo solicitação de extensão de trajetos de ônibus. O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, disse que entrará em operação o novo itinerário da linha M68 para contemplar o pedido da comunidade do Campo Novo.

Conselheiros – Os participantes elegeram por aclamação, a chapa única para representar a região no Conselho do OP (COP). Os conselheiros eleitos foram: Regina Ludimila Mielniczuk de Moura e Adrian Dario Pajolchek, como primeira e segundo titulares, respectivamente, e Daniela Duarte Labandeira, primeira suplente, seguida de Pedro Claudio Pandolfo, segundo suplente.

A Região Centro-Sul é composta pelos bairros Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis e Vila Nova. A plenária da noite registrou um aumento de participação de 45,2% em relação ao ano passado. Foram registrados 655 inscritos e transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouYube.

Nesta quarta-feira, 16, ocorre a penúltima assembleia da rodada na Região Eixo-Baltazar, no Vida Centro Humanístico, localizado na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, bairro Costa e Silva, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP. 

Leia mais: 
Região Glória comemora anúncio de nova sede do Cras
Assembleia do Orçamento Participativo na Lomba do Pinheiro registra 869 credenciamentosHabitação é prioridade de investimentos na Região Partenon
Região Norte prioriza saneamento básico para investimentos em 2024
Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP
Residencial Barcelona será construído com recursos da venda de imóvel municipal
Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo
Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes