Projeto apresenta ferramentas para melhoria do Orçamento Participativo

24/06/2022 17:09
Giulian Serafim / PMPA
GOVERNAÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Secretário-adjunto de Governança, Alexandre Borck, participou da sessão on-line

A prefeitura apresentou, nesta sexta-feira, 24, os resultados do projeto Cidades que Transformam para melhoria do Orçamento Participativo. Em reunião on-line, foram demonstradas as duas ferramentas desenvolvidas em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As interfaces digitais buscam aprimorar o relacionamento com o cidadão.

Inscrito pela Prefeitura de Porto Alegre na Enap, o projeto teve início em fevereiro. A equipe desenvolveu duas interfaces digitais. Uma delas traz orientações para que o cidadão consiga compreender o funcionamento do OP e aprender a submeter demandas que têm, de fato, potencial para serem encaminhadas e acolhidas nos processos deliberativos. A outra, o OP nas Ruas, possibilita informe sistemático do andamento das demandas às comunidades, com o objetivo de ampliar a transparência junto aos cidadãos e aos gestores.

A sessão de encerramento concluiu o percurso de inovação da parceria entre  Enap e Prefeitura de Porto Alegre. Foram desenvolvidas 15 oficinas colaborativas e realizadas 22 entrevistas. Cerca de 150 aprendizados foram mapeados e consolidados a partir das entrevistas.

A  diretora de inovação da Enap, Bruna Santos, enfatizou a necessidade de valorização das grandes práticas. “O projeto Cidades que Transformam não é somente entrega de soluções, é transformação de fato”, disse. De acordo com o secretário-adjunto de Governança Local, Alexandre Borck, o protótipo da consultoria realizada pela Enap será trabalhado junto ao Conselho do OP e aos entes do governo. “É importante para a transformação dentro da administração pública envolver todos os atores que vivem o OP", destacou.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes