Prevenção contra incêndios é tema de reunião com a comunidade da Restinga

05/05/2023 13:28
Indaiá Dillenburg / SMGOV / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Equipe da prefeitura também explicou sobre o trabalho desenvolvido pela subprefeitura da região

A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) realizou na noite de quinta-feira, 4, reunião com a comunidade da Restinga sobre prevenção contra incêndios e o trabalho desenvolvido pela subprefeitura da região. O encontro ocorreu na Associação do Comércio e Indústria da Restinga (Acir).

Na abertura, o secretário adjunto da Smgov, Pingo Vilar, apresentou o funcionamento das 17 subprefeituras existentes em toda cidade e explicou como é a relação delas com a comunidade. “É a porta de entrada, onde o cidadão apresenta suas necessidades, demandas urgentes e sugestões para a administração municipal”, disse.

Vilar informou que pretende levar a pauta sobre prevenção a incêndios para as outras regiões da cidade. “Nosso propósito principal é preservar vidas.”

A comunidade ouviu os representantes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e CEEE Equatorial. O coordenador da Defesa Civil da Capital, Evaldo Rodrigues, e o adjunto, Evandro Lucas, destacaram pontos importantes que necessitam ser observados para evitar incêndios e a necessidade de reorganização. “A reestruturação da Defesa Civil prevê ampliação dos serviços. Entre os seus propósitos está o de avançar na direção das subprefeituras e fazer 17 núcleos comunitários de defesa civil”, destacou o coordenador.

Os representantes da CEEE Equatorial, Julia Andrade e Fábio Santos, deram dicas de segurança, enfatizando que a ligação irregular de energia elétrica, além de ser crime, é perigosa. “Nos momentos de temporal, o perigo redobra, principalmente com fios sendo arrebentados”, disse Santos. Julia lembrou da importância de não usar eletrodomésticos de forma inadequada. “Geladeira não pode ser usada como varal de roupas e equipamentos devem ser retirados das tomadas durante tempestades.”

O tenente Edson Domingos, comandante do Corpo de Bombeiros da Restinga e Extremo-Sul, elencou uma série de medidas que o cidadão deve tomar para evitar incêndios. “Em uma construção com prefeitura e outros parceiros, como a CEEE Equatorial, organizamos um panfleto com dicas importantes que, observadas, evitarão o pior. Destaco que jamais se deve deixar crianças sozinhas em casa”, disse.

Faça sua parte para evitar incêndios - O folder informativo distribuído nas comunidades tem as seguintes orientações: não colocar fogo em lixo, ou próximo a folhas e galhos secos; ao utilizar fogareiros ou velas, sempre se certificar de apagar o fogo; usar botijão de gás e mangueiras em boas condições e dentro da validade; não fazer ligações elétricas irregulares (gatos); não ligar muitos aparelhos na mesma tomada; conferir a fiação elétrica e os disjuntores; não cobrir ou usar o celular enquanto ele está carregando; tomar cuidado ao soltar pipa perto de fios elétricos; não deixar crianças sozinhas em casa.

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes