Prefeitura e IBGE formalizam parceria para realização do Censo Demográfico de 2022

23/05/2022 14:54

  

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo ressaltou a importância dos dados para a consolidação de políticas públicas

A prefeitura e o IBGE assinaram nesta segunda-feira, 23, termo de cooperação para apoio na realização do Censo 2022. A formalização da parceria foi feita pelo prefeito Sebastião Melo, pelo secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e pelo superintendente da Unidade Estadual do IBGE, José Renato Braga de Almeida. 

"Sem dados não há política pública. As pesquisas não podem ser vistas com desconfiança pela população. Elas são feitas pelo bem da cidade. E a nossa intenção com parcerias como essa é abrir as portas para que estes trabalhos sejam feitos da melhor forma possível", destacou o prefeito Sebastião Melo.

O termo de cooperação é uma articulação da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política, através da Diretoria de Participação Cidadã. A iniciativa visa à cooperação da prefeitura na divulgação das datas e dos processos seletivos, para as pessoas que realizarão o trabalho do censo.

A prefeitura receberá as equipes do IBGE em três subprefeituras: Sul, Cristal e Restinga. Esses três locais serão a base para os recenseadores que estarão fazendo as entrevistas domiciliares. A prefeitura, como contrapartida, terá acesso com prioridade a dados preliminares e aos resultados finais do censo.

O secretário de Governança enfatizou que as informações do censo são importantes para o desenvolvimento das políticas do Município. “Vamos prestar todo o apoio possível para o trabalho dos recenseadores junto das comunidades de Porto Alegre, não só nos três pontos focais, e sim nas 17 regiões administrativas. É um trabalho que ajuda muito o governo com dados fundamentais para uma melhor gestão e execução de políticas públicas”, afirmou Trogildo.

O superintendente do IBGE disse que a parceria com a prefeitura auxiliará o trabalho dos 2.500 recenseadores de Porto Alegre. “Essa é uma operação muito grande para o IBGE, e esses três postos disponibilizados serão um importante apoio para nossas equipes de campo”, ressaltou Braga de Almeida.

A solenidade teve as presenças do líder do governo no Legislativo, vereador Claudio Janta, do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Giovane Byl, e dos vereadores Jesse Sangalli e Cintia Rockenbach.

Dados geográficos - O Censo Demográfico será realizado a partir de 1º de agosto. O levantamento produzirá informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. O objetivo da pesquisa presencial, por meio de um questionário e da coleta de dados geográficos, é retratar o Brasil, refletindo qual é o tamanho da população brasileira, em que condições vive, como se distribui no território nacional, o nível de escolaridade, as condições de emprego e renda da população, entre outras questões.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes