Prefeito e gestores vistoriam comunidades da Região Cristal

03/12/2022 13:15
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Comitiva conheceu problemas enfrentados pelos moradores das comunidades Casarão e Pedreira

Na manhã deste sábado, 3, o prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos da prefeitura, acompanhados dos conselheiros do Orçamento Participativo (OP) e lideranças da Região Cristal, realizaram vistoria nas comunidades Casarão e Pedreira. A visita aos locais foi uma demanda apresentada durante a assembleia do OP na região, que ocorreu em 24 de novembro. O pedido foi para que os agentes do Executivo conferissem problemas enfrentados pelos moradores, como abastecimento de água, vazamento de esgoto e focos de lixo.

"Estas famílias precisam viver com dignidade. A partir desta vistoria, conseguimos dar encaminhamento a algumas soluções. Vamos instalar caixas d’água para que os moradores possam ter condições sanitárias. Também solicitamos um levantamento em relação ao problema do esgoto na região" – Prefeito Sebastião Melo.

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) vai realizar avaliação técnica e atuar para resolver o abastecimento de água às famílias que vivem no alto da Vila Casarão e substituir encanamentos da Vila Pedreira, além de revisar alguns pontos de vazamentos de esgoto cloacal. “Vamos iniciar com reparos de esgoto na região e atuar em outras instalações feitas pela própria comunidade para trazer dignidade para aquelas pessoas. Também vamos agir de forma emergencial sobre o abastecimento de água no local com a instalação de reservatórios para as famílias que moram aliâ€, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Na Vila Casarão, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) vai agir para eliminar os focos de lixo. A comunidade se comprometeu em conservar o espaço limpo. No local, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) fará uma avaliação técnica para a construção de uma escadaria, com objetivo de melhorar a segurança no deslocamento dos moradores.

A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) vai coordenar essas ações integradas para atender às demandas que são apresentadas nas assembleias e fóruns do OP. “Promovemos a governança local, atuando sempre para aproximar os cidadãos do poder público. Com diálogo e presença nas comunidades, conseguimos resolver de forma mais ágil os problemas das pessoasâ€, ressalta o secretário Cassio Trogildo.

 

Adriana Corrêa

Andrea Brasil