Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades

20/07/2023 09:14

  

Rodger Timm / PMPA
Executivo
Única chapa inscrita para a temática foi eleita por aclamação

Os 113 inscritos na Assembleia Temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana do Orçamento Participativo (OP) realizada na noite de quarta-feira, 19, na Câmara Municipal, elegeram como prioridades de investimentos para 2024: paradas, abrigos, terminais e estações; pavimentação de vias; reforma de vias; e projetos de segurança viária - placas, sinaleiras e faixas de segurança, infraestrutura viária.

As prioridades eleitas se alinham às falas dos participantes, preocupados com a mobilidade urbana. Eles destacaram questões como segurança nas vias e nos terminais de ônibus, transporte coletivo com horário certo e acessível nas áreas periféricas.

“Acreditamos que todos os modais precisam coexistir na cidade. Fizemos um esforço tremendo durante a pandemia para não deixar que o transporte público quebrasse, e ainda estamos sofrendo as consequências. Reconhecemos os problemas pontuais, mas também valorizamos o grande trabalho feito pela prefeitura e pelos nossos técnicos”, disse o prefeito em exercício, Ricardo Gomes.

Foram apresentadas pelos titulares das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, de Obras e Infraestrutura, André Flores, e de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, suas ações e medidas adotadas para entregas. O titular da Mobilidade Urbana falou das iniciativas para qualificar a mobilidade urbana. “No transporte, por exemplo, além das medidas que auxiliaram na manutenção da tarifa, houve um incremento de cerca de seis mil viagens, contabilizando dias úteis e finais de semana, além do forte investimento para qualificar a infraestrutura que atende os usuários do transporte”, destacou Adão de Castro Júnior.

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, coordenou os trabalhos da plenária e destacou o que foi definido no Plano de Investimentos e Serviços 2024. “Estão destinados R$ 20 milhões para o Orçamento Participativo”, disse. A Smgov é a pasta responsável pela realização do OP.

Conselho – A única chapa inscrita para a temática foi eleita por aclamação dos presentes. Foram eleitos como titulares Jairo Pereira e Geovani Machado. Para a suplência, foram eleitos Lino Pereira Leite e João José Marcelo.

Todas as plenárias terão transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube. A rodada vai até 17 de agosto.

Nesta quinta-feira, 20, será realizada a Assembleia Temática Saúde e Assistência Social, que acontecerá, também, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP.

Leia também: 

Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP

Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

Rodada de assembleias do OP começa nesta segunda-feira

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes