OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos

25/07/2023 09:13

  

Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÃTICA
Encontro ocorreu na noite desta segunda-feira, 24, na Câmara Municipal

 

A temática Cultura e Juventude, com participação do prefeito, Sebastião Melo, e do vice-prefeito, Ricardo Gomes, foi a quinta da Rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) 2023. Ocorrida nesta segunda-feira, 25, a assembleia registrou 356 cidadãos credenciados no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. Destes, 10 participantes se inscreveram para manifestações, e na maioria das falas, mencionaram a importância da cultura tradicionalista, da carnavalesca e também do hip hop, além da necessidade de realizar ações culturais em todas as regiões de Porto Alegre.

“Temos feito importantes entregas e conquistamos avanços na descentralização da cultura. É um tema que, para nós, tem espaço garantido, e seguiremos comprometidos em manter a tradição da nossa Porto Alegre multicultural†– Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, detalhou os investimentos feitos pelo município. Ele afirmou que, neste ano, o Fumproarte terá o maior volume de recursos desde 1994, e lembrou ainda dos aportes no Carnaval e a retomada dos editais. "A cultura da nossa cidade é do Estado, do Brasil, do Mercosul. A cultura é o setor mais demandado do Orçamento Participativo. Ela, portanto, não é um mero evento. É uma indústria que gera emprego e renda para milhares de trabalhadores. E nós, da prefeitura, temos grande responsabilidade com isto e sabemos que precisamos pleitear o marco regulatório da cultura para consagrar o setor artístico e cultural", disse.

Ao apresentar as entregas da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, a secretária Débora Garcia destacou que, além de atender todas as modalidades de esportes e de lazer do município, as atividades se desenvolvem com um olhar especial para a juventude porto-alegrense. “Desenvolvemos várias ações e projetos em todos os bairros voltados à capacitação, ao empreendedorismo dos jovens com o objetivo de formar cidadãos aptos e preparados para o mercado de trabalho. São cursos, oficinas e programas das mais diferentes áreas à disposição da juventudeâ€, explicou Débora.

Os participantes elencaram suas prioridades de investimentos para 2024, cujos recursos definidos são de R$ 20 milhões. Em primeiro lugar estão atividades de descentralização da cultura, seguida por realização de cursos, seminários, oficinas, festivais e shows na área da música; atividades culturais e educacionais para a população jovem; e Programa de Prevenção de drogas e violência para a população jovem.

Conselho do OP – Foi eleita, por aclamação, a única chapa inscrita para representar a temática no Conselho do OP (COP), com Tarciso Falconi da Cunha, como 1º titular; José Amauri da Costa de Fraga, 2º titular; Maria Jandira Rabelini de Fraga, como 1ª suplente; e Suzana Izolina Carneiro Bastos, 2ª Suplente.

Luto – O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, na condução dos trabalhos da plenária, propôs um minuto de silêncio, que foi seguido de aplausos, pelo falecimento da conselheira do OP e segunda titular da Região Humaitá-Navegantes, Sandra Lúcia Lima Maciel, ocorrido no sábado, 22. A plenária foi transmitida ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Nesta terça-feira, 25, acontece a última das seis Assembleias Temáticas, focando em Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental. O evento será no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP.

Leia também:

Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP

Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades

Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP

Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira