Mais Comunidade leva obras e serviços à Zona Rural

18/06/2022 15:18
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou que o governo vai trabalhar em conjunto com todo o secretariado para o enfrentamento dos problemas da Zona Rural

O projeto Mais Comunidade esteve na Zona Rural na manhã de sábado, 18. Com roteiro começando na Estrada da Taquara, o prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos do Executivo, representantes do Sindicato Rural de Porto Alegre, da Associação Porto Alegre Rural – Caminhos Rurais e Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), vereadores e comunidade, percorreram alguns pontos da região prestando atendimento e registrando demandas da população.

“Feliz de uma cidade que tem uma Zona Rural como Porto Alegre. Existem muitas necessidades aqui, como drenagem, pavimentação, transporte e o problema das invasões de propriedades. Juntos, prefeitura e moradores, vamos trabalhar para avançar em melhorias que beneficiem a comunidade” - Prefeito Sebastião Melo.

Melo destacou que o governo vai trabalhar em conjunto com todo o secretariado para o enfrentamento dos problemas da Zona Rural, inclusive no que tange às invasões de propriedades e grilagem.  

Roteiro – A caminhada começou na Estrada da Taquara, nº 1398, esquina Beco Passo da Taquara, onde foi realizada vistoria de obras de abertura de valetas ao lado da estrada. Mais adiante, na Estrada Edgar Pires de Castro em direção ao Lami, foi realizada vistoria das invasões de terras da antiga Navegação Progresso. Seguindo o roteiro, foi a vez da Estrada do Varejão, onde foi realizada vistoria de ocupação de outras terras da Navegação Progresso.

A comitiva encerrou as atividades no Templo Francisco de Luanda Tala. No local, receberam documento da Comissão Representativa dos Produtores e comunidade da zona rural, com reivindicações relacionadas à cobrança de IPTU, solicitação de cadastros para regularização de propriedades rurais, atualização do Plano Diretor Ambiental, entre outros. “Queremos juntos encontrar caminhos para resolver os problemas da Zona Rural”, disse o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, proponente da agenda e um dos signatários do documento, Cleber Vieira.  

O projeto Mais Comunidade é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política. O titular da pasta, Cassio Trogildo, destacou a importância da realização do projeto in loco e a identificação das possibilidades de solução dos problemas apresentados. “O Mais Comunidade, que desta vez veio à Zona Rural, vai a cada canto da cidade, buscando, em conjunto, as soluções”, disse.

Participaram do Mais Comunidade na Zona Rural os secretários municipais de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, de Urbanismo, Marcos Felipi, de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior, de Educação, Sonia da Rosa, de Comunicação, Luiz Otávio Prates, o diretor  do DMLU, Paulo Marques, e o diretor-adjunto do Dmae, Darcy Nunes. 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes