Grupo de Trabalho da Zona Rural faz vistoria em vias da região

15/03/2022 19:12
Adriana Corrêa/SMGOV / PMPA
Governança Local
Objetivo foi conferir serviços realizados e verificar o atendimento de novas solicitações

Nesta terça-feira, 15, o Grupo de Trabalho da Zona Rural (GT) realizou uma vistoria em algumas vias da região para conferir serviços realizados e novas solicitações. Coordenado pelo secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, o GT foi criado para tratar das demandas de produtores e moradores do local, agregando diversos gestores da prefeitura e representantes de entidades rurais. O secretário adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, e o diretor-geral adjunto do Departamento de Ãgua e Esgotos, Darcy Nunes dos Santos, acompanharam a vistoria.

Segundo Cassio Trogildo, o objetivo é escalonar o enfrentamento dos problemas na busca das melhores soluções. “Sempre mantendo o diálogo com a comunidade e averiguando de perto as demandas, vamos identificando as precedências, para resolver o que for possível imediatamente, e dar os encaminhamentos necessários ao que for mais complexoâ€, destacou o secretário.

Em reuniões realizadas anteriormente, foram elencadas as prioridades de atendimento pelos integrantes do grupo: manutenção de vias, drenagem e o fornecimento de energia elétrica. As principais demandas são referentes às condições de trafegabilidade da Estrada das Quirinas, onde a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) está realizando podas laterais nos dois sentidos da via, do número 1 até o 4000. As equipes da SMSUrb também estão trabalhando na conservação permanente em 1,2 quilômetro da estrada, preparando a base para, em seguida, aplicar uma capa asfáltica que vai proporcionar uma durabilidade prolongada.

Ainda na Estrada das Quirinas, a CEEE Grupo Equatorial vai reestabelecer o fornecimento de energia, reinstalando um transformador, após o proprietário realizar a colocação de postes no acesso à área.

O Departamento de Ãgua e Esgotos (Dmae) informou que, de imediato, serão realizadas melhorias na drenagem na Estrada da Extrema, no ponto alagadiço em frente ao número 500 e arredores. Posteriormente, serão programadas outras ações de limpezas de valetas que precisam de uma máquina dedicada especificamente para a região, o que depende de contratação.

Também estiveram presentes na vistoria a vereadora Comandante Nádia, o consultor comercial da CEEE Grupo Equatorial, Marcelo Paludo e o diretor de Articulação Institucional da Governança, Djedah Lisboa. Participaram pelo Grupo de Trabalho, do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira; da Associação Porto Alegre Rural – Caminhos Rurais, Ricardo Fontoura e Nairo Guerisoli; e da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), Idemar Nunes.

Adriana Corrêa

Gilmar Martins