Governança da Capital é destacada em seminário na Famurs

11/04/2022 17:25
Giulian Serafim / PMPA
GOVERNAÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Nardes (D), ministro do TCU, cumprimentou secretário Trogildo (E) e elogiou gestão municipal

Nesta segunda-feira, 11, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, representou o prefeito Sebastião Melo durante a cerimônia de abertura do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos. Realizada na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), pelo presidente da entidade, prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, a abertura contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.

O secretário destacou a importância crescente dos mecanismos de governança, liderança e controle na administração pública e pontuou que as exigências da população por maior eficiência governamental são cada vez maiores. “As necessidades são infinitas frente a orçamentos limitados, por isso a participação cidadã na definição dos gastos, o controle e o monitoramento deles são indispensáveis. Ainda mais nos nossos municípios que receberam a maior parte dos compromissos, mas isso não veio acompanhado dos recursos”, afirmou.

Trogildo citou ainda a crise do transporte público e o empenho do prefeito Sebastião Melo, que esteve em reunião sobre o tema pela manhã na própria Famurs, na busca de alternativas para manutenção do sistema.

O ministro do Tribunal de Contas da União, elogiou a gestão do prefeito pelo fato de Porto Alegre ter um secretário de Governança e comemorou a possibilidade de uma parceria. “Certamente, terei um parceiro na implementação do plano de governança em Porto Alegre. Precisamos pensar a cidade para 2030 e 2040”, afirmou.

Ao final da abertura do evento, Nardes entregou ao secretário Trogildo a cartilha da Rede Governança Brasil (RGB) “Governança Pública Municipal Transformando sua Administração”.

O seminário foi realizado com o objetivo de disseminar o conhecimento da governança como referência para o desenvolvimento das administrações públicas e apresentou palestras sobre o tema ao longo da tarde.

Também participaram do ato o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ernani Polo, o diretor administrativo da RGB, Henrique Farinon, o presidente do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Ricardo Todeschini, e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes