Feira leva variedade de produtos da agricultura familiar ao Centro Histórico
A abertura oficial da 2ª Feira da Agricultura Familiar de Porto Alegre ocorreu nesta segunda-feira, 4, com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, do secretário de Governança Local e Coordenação PolÃtica, Cassio Trogildo, que representou o prefeito Sebastião Melo, e do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva. O evento no Largo Jornalista Glênio Peres, Centro Histórico, reúne 94 expositores de diferentes regiões do Estado, que oferecem uma variedade de produtos como frutas, legumes, verduras, pães, geleias, queijos, embutidos, mel, artesanato, flores, vinhos, sucos, entre outros.Â
O governador ressaltou o papel do evento na retomada do fomento ao desenvolvimento rural após a enchente. “A feira é mais um impulso na retomada depois da calamidade. E abre o apetite e o desejo da população em geral sobre os produtos das agroindústrias, que passam a ser demandadas para além das feiras, a partir do relacionamento que estabelecem com os consumidores nessas oportunidades†afirmou.
Responsável pela produção primária de Porto Alegre, o secretário municipal de Governança exaltou a consolidação da feira e falou sobre a participação dos produtores rurais da cidade. “Agradecemos muito por terem escolhido a Capital para a instalação desta feira, que na sua primeira edição já foi um sucesso. Temos uma produção pequena em Porto Alegre, mas não menos importanteâ€, destacou Trogildo.
Os produtos orgânicos são certificados pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama). O SÃtio Natural, do bairro Lami, expõe hortaliças. A Porto Verde Orgânica, de Belém Novo, tem flores e hortaliças, e a Chácara Vila Nova Orgânicos, do bairro Vila Nova, apresenta o seu tradicional sorbet (com base de aipim), além de suco, açaÃ, geleias, morango para suco e mudas. Também participa da feira, pela Rama, a LaticÃnios Benolle, de Glorinha, com queijos iogurtes, doce de leite e ambrosia.
O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, exaltou o apoio e parceria de todos para o fortalecimento da agricultura familiar. “Vamos tornar a agricultura familiar ainda mais pujante, cada vez mais forte, criando emprego e renda e botando o alimento na mesa das pessoasâ€.
A realização do evento é da Fetag-RS, com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação PolÃtica (SMGOV), e do governo estadual, pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR). A 2ª Feira da Agricultura Familiar ocorre até sábado, 9, das 8h à s 19h, e a entrada é gratuita.
Ãrea Azul desativada - Em razão da montagem do evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informam que o estacionamento rotativo Ãrea Azul no Largo Glênio Peres está desativado. O retorno é previsto para 18 de novembro, após a desmontagem da estrutura da feira. O estacionamento rotativo segue disponÃvel na região da Praça XV, rua Siqueira Campos e Travessa Francisco de Leonardo Truda.
Â
Gilmar Martins