Fecoces promove produção e cultura da Região Centro-Sul de Porto Alegre
A manhã deste sábado, 8 de novembro, marcou o início da 2ª Festa Comunitária da Região Centro-Sul (Fecoces), realizada no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson, na Vila Nova. Promovida por lideranças comunitárias do Orçamento Participativo (OP), a feira reúne artesanato, flores, pêssego, gastronomia e diversas atrações culturais que valorizam a produção e o talento local.
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGOV), Cássio Trogildo, e do secretário municipal de Serviços Urbanos, Vitorino Baséggio. Também participaram o subprefeito da Região Centro-Sul, Sandro Besson, o chefe de Democracia, Robson Peres, e as conselheiras do OP Regina de Moura, Mariana Saling e Pedro Pandolfo.
Em sua fala, o secretário Cássio Trogildo destacou a importância da Fecoces como resultado de uma demanda do Orçamento Participativo e como símbolo da força comunitária da região. “A Fecoces é uma demanda do OP que está se realizando e, mais do que uma simples festa, celebra tudo o que a região tem de melhor — seja na produção agrícola, no artesanato ou nos talentos artísticos. É preciso resgatar cada vez mais os espaços de lazer e convivência fraterna em nossas comunidades, e a SMGOV é parceira nessas iniciativas”, afirmou o secretário.
Para o secretário Vitorino Baseggio, a Fecoces é a oportunidade de também evidenciar outras conquistas da comunidade. "Nossas estruturas de trabalho estão em uma série de frentes na busca por soluções nos serviços urbanos em geral. Nada mais justo que aproveitarmos o momento de comemorar aquilo que a participação popular ajudou a construir junto ao governo", considerou.
A programação segue durante o fim de semana, com apresentações musicais, danças e atrações culturais que reforçam o espírito de integração e valorização da cultura local. A entrada é gratuita e o evento ocorre até domingo, 9 de novembro, das 10h às 20h.
Gilmar Martins
