Demandas de infraestrutura são tema da reunião do Conselho do Orçamento Participativo

29/09/2021 14:52

Na reunião virtual do Conselho do Orçamento Participativo (COP), realizada na noite de terça-feira, 28, os conselheiros receberam o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. Na pauta, o status das demandas relacionadas à pasta, constantes na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021. Esta foi a última reunião de avaliação das demandas do OP gravadas na LOA 2021, cujos recursos previstos são de R$ 243,9 milhões, dos quais R$ 94,4 milhões relacionados à Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Mendes Ribeiro apresentou a avaliação das demandas destacando o compromisso da administração municipal com o processo. “Aprendi muito com o OP e sou testemunha do trabalho incansável dos conselheiros e delegados na busca de melhorias da qualidade de vida dos bairros. E hoje, com o prefeito Melo o OP voltou a ser prioridade."

Mendes Ribeiro disse ainda que o bem-estar das pessoas está diretamente ligado à infraestrutura. “É qualidade de vida." Informou que irá em breve a Brasília buscar recursos para a execução da nova ponte sobre o arroio Mauá, na região Ilhas, cujo projeto está pronto. Ele disse ainda que a prefeitura está preparando um banco de projetos de drenagem e pavimentação. “Dessa forma partiremos para a busca de recursos para a execução das obras”, pontuou.

A reunião do COP foi conduzida pelo membro da coordenação, conselheiro da Região Norte, Kaká Paixão, e teve a participação dos conselheiros das 17 regiões e seis temáticas do OP. Contou também com o diretor de Participação Cidadã da Secretaria Municipal de Governança Local, Lucas Vasconcelos; do secretário executivo do COP, Elton Fraga; dos gestores e chefes de Democracia Participativa das Subprefeituras; e do assessor técnico da Smoi, Samir Torres.

Reuniões anteriores - Anteriormente, foram realizadas reuniões de avaliação da LOA 2021 com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), no dia 17 de agosto; Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), dia 24 de agosto; Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dia 31 de agosto; Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e Departamento Municipal de Habitação (Demhab), dia 14 de setembro.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes