Comitês Gestores de Território encaminham demandas de cinco regiões do OP

24/09/2021 11:57

  

Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Encontros buscam alinhamento dos membros do governo que fazem a gestão e execução dos serviços à população

Os Comitês Gestores de Território (CGT) encaminharam na tarde dessa quinta-feira, 23, demandas de cinco regiões do Orçamento Participativo (OP). As reuniões das regiões Sul e Centro-Sul ocorreram às 14h, e das regiões Glória, Cruzeiro e Cristal, às 16h, ambas realizadas no auditório da prefeitura, na rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar – Centro Histórico.

No encontro das regiões Glória, Cruzeiro e Cristal, foram elencadas 35 demandas de serviços nas áreas de habitação, limpeza urbana, água e esgotos cloacal e pluvial, assistência social e serviços urbanos. Já nas regiões Sul e Centro-Sul, cerca de 150 demandas de serviços foram abordadas. São solicitações envolvendo habitação, água e esgotos, limpeza urbana, assistência social, cultura, educação, saúde, mobilidade urbana e serviços urbanos, sendo esses dois últimos temas, os que mais apresentaram demandas.

De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Bassegio, o grande volume de solicitação de serviços na sua área passa desde pedido de podas de árvores até conservação permanente de vias (capeamento asfáltico). Ele destacou que esse serviço está sendo feito em toda a cidade, cumprindo agenda pactuada na administração passada. “Temos programação de conservação permanente até o final de 2022”. Bassegio disse ainda que estão programadas muitas obras de pavimentação em Porto Alegre. “O governo Melo será reconhecido como o governo do asfalto.”

Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
São debatidas resoluções das demandas apresentadas nos Fóruns Regionais de Serviços, realizados nas 17 regiões do OP

Os Comitês Gestores de Território são realizados para alinhamento dos membros do governo que fazem a gestão e execução dos serviços à população de Porto Alegre, na busca de resoluções das demandas apresentadas nos Fóruns Regionais de Serviços, realizados nas 17 regiões do OP. Todas as demandas foram respondidas, muitas já realizadas e outras encaminhadas pelos responsáveis das secretarias demandadas.

Participaram dos CGTs das Regiões Sul, Centro-Sul, Glória, Cruzeiro e Cristal, o secretário adjunto do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Nelson Beron; o chefe de Gabinete do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Antônio Olímpio Guimarães Filho; representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed); do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), além dos conselheiros do OP da Região Cruzeiro, Ubirajara Cardoso dos Santos Júnior e Wendel Boanova Escarel; da Região Cristal, Jurema Barbosa Silveira e Leonardo Duarte da Silva; da Região Centro-Sul, Pedro Cláudio Pandolfo e Daniela Labandeira; e da Região Sul, Ernani Goulart da Silveira e Jeane Arlete Cazelato.

Participaram pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, que é a pasta coordenadora das reuniões do CGT, o secretário adjunto de Governança Local, Luciano Marcantônio, fazendo a abertura e o encerramento dos encontros; o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos; o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; o secretário Executivo do COP, Elton Fraga, os gestores das Subprefeituras e chefes de democracia das cinco regiões abordadas.

Os Comitês Gestores de Território estão sendo realizados durante o mês de setembro. Veja as próximas reuniões, que encerram a rodada:

Dia 27 - 14h - Regiões Humaitá e Noroeste;

Dia 27 - 16h - Regiões Centro e Ilhas.

 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes