Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Na quarta-feira, 16, começaram as assembleias regionais do Orçamento Participativo (OP) 2025. Com 843 pessoas credenciadas, o encontro da Região Centro foi realizado na Usina do Gasômetro. Durante as suas manifestações, o público apresentou demandas na área da habitação, principalmente, entre outras. Os cidadãos presentes elegeram os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto. O subtema mais votado foi Cultura.
Houve espaço para dez falas da comunidade previamente inscritas no Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações das atuais conselheiras da Região Centro, Ceniriani Vargas da Silva e Deloci dos Santos, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos seus questionamentos.
“Com o diálogo que pauta a nossa gestão, ouvimos as demandas dos moradores, muitas sobre o Loteamento Santa Terezinha, para tratarmos da situação dos recicladores e carrinheiros após a operação policial no Quarto Distrito. Vamos separar as atitudes criminosas dos trabalhadores dignos, que dependem da reciclagem para levar o sustento para dentro de casa” - Prefeito Sebastião Melo.
Ficou agendada pelo prefeito uma reunião nesta quinta-feira, 17, com representantes do governo e do Loteamento Santa Terezinha, para tratar sobre o acolhimento dos trabalhadores na área da reciclagem.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado, destacou os projetos em andamento e reafirmou o compromisso de seguir avançando. “Na Região Centro houve um encontro de duas forças. Uma destacada pelas comunidades que querem habitação de interesse social. E a outra pelo prefeito, que se coloca contra a luta de ricos com pobres e que valoriza os projetos de habitação social nessa região. Vamos seguir lutando firme nesse propósito”, afirmou.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo ressaltou a mobilização da região. “Iniciamos muito bem as regionais, com crescimento de 144% do público com relação à assembleia da Região Centro de 2023", informou.
As assembleias ocorrem de forma descentralizada a partir desta quinta-feira, começando pela Região Sul, junto ao Zaffari Ipanema, na avenida Juca Batista, 925, bairro Ipanema, a partir das 19h.
Prioridades da plenária para investimento em 2026:
1º - Cultura - SMC
2º - Educação - Smed
3º - Assistência Social - Smas
4º - Desenvolvimento Econômico e Capacitação Empreendedora - Smdete
Eleição de conselheiros da temática:
Chapa Única eleita por aclamação.
1º Titular: Raquel Cristina da Silva Souza
2º Titular: Marcio Fumaco
1º Suplente: Maria Lúcia Santa’Ana
2º Suplente: Ceniriani Vargas da Silva
Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. Agora, ocorrem as 17 reuniões regionais, até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Andrea Brasil