Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos

03/08/2023 09:28
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Evento ocorreu no CTG Lanceiros da Zona Sul, localizado no bairro Belém Novo

Na assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2023 da Região Extremo-Sul, realizada na noite de quarta-feira, 2, no CTG Lanceiros da Zona Sul, no bairro Belém Novo, os participantes elegeram saneamento básico (águas pluviais) como prioridades de investimentos para 2024, seguido de habitação, pavimentação e saúde. A maior região de Porto Alegre em extensão territorial é composta pelos bairros Belém Novo, Boa Vista do Sul, Chapéu do Sol, Extrema, Lageado, Lami, Ponta Grossa e São Caetano. A 12ª assembleia do OP contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, do vice-prefeito Ricardo Gomes, de secretários e agentes municipais, deputado, vereadores e comunidade da região.

Nas manifestações dos inscritos, questões de drenagem urbana, regularização fundiária, educação, saúde e transporte. Uma das solicitações dos moradores foi pelo fim da baldeação dos ônibus que atendem o bairro Lami. O prefeito anunciou que em 60 dias vai terminar com a baldeação.  

“Todas as reivindicações são legítimas. Sabemos que são muitos os desafios a enfrentar no Extremo-Sul, mas vamos juntos construindo soluções dentro da realidade e olho no olho” - Prefeito Sebastião Melo.

O diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss, apresentou as entregas para a região, como o Sistema de Abastecimento de Água Ponta do Arado, contendo sete obras, que beneficiarão 300 mil porto-alegrenses em 19 bairros. E também dragagem em vários pontos, além de limpeza e manutenção de tubulação pluvial nos bairros Ponta Grossa, Lami, Lageado, Belém Novo, Extrema, São Caetano e Chapéu do Sol.

“Sabemos das necessidades da região do Extremo Sul, principalmente na área de drenagem, e tivemos avanços em serviços como dragagem e limpeza de valas na região, mas o Dmae segue atento às demandas e pedidos da comunidade”, afirmou Loss.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, acolheu as demandas da comunidade e reforçou o compromisso da gestão em qualificar os serviços de saúde no município. “Precisamos, junto com a comunidade, pensar na melhor alternativa de ampliação da Unidade de Saúde Lami, assim como na constante capacitação dos profissionais, o que vai refletir diretamente no acolhimento dos pacientes. Não podemos aceitar que as pessoas não sejam bem cuidadas no acesso”, destacou.

Conselho – Foram apresentadas duas chapas para representarem a região no Conselho do OP (COP). Com 70,46% dos votos válidos (458 votos), a chapa 1 conquistou as duas vagas de conselheiros titulares. Foram eleitas Zoé da Silva Pereira e Simone Teresinha Oliveira de Moraes, como primeira e segunda titulares, respectivamente. Os dois suplentes serão indicados entre os quatro membros da chapa 2, que teve 192 votos, e serão informados posteriormente.

A plenária, com transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube, teve um acréscimo de participação de 11% em relação a 2022, que foi de 662. Este ano, foram contabilizados 736 inscritos.

Nesta quinta-feira, 3, será realizada a assembleia da Região Cruzeiro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro Da Silva, na av. Capivari, 1999, bairro Santa Tereza, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP. 

Leia mais:

Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 


 


 

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes