Assembleia da Região Norte do Orçamento Participativo registra 584 inscritos

30/11/2022 09:14

  

Cesar Lopes / PMPA
Orçamento Participativo 2022
Foram escolhidos como prioridades de investimentos os temas saneamento básico, habitação e educação

A assembleia da Região Norte do Orçamento Participativo (OP), realizada na noite de terça-feira, 29, no Ginásio da Escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, registrou 584 inscritos. A plenária contou com a participação do prefeito Sebastião Melo, secretários e agentes municipais, vereadores, conselheiros e delegados do OP, comunidade da região. Nas manifestações dos inscritos para fala, predominaram temas relacionados a saneamento básico, serviços urbanos, educação e regularização fundiária. O chefe do executivo e os representantes das pastas mais citadas responderam aos cidadãos.

“Agradecemos a comunidade da Região Norte pelo diálogo e construção. As questões trazidas na plenária são justas e serão acolhidas. Precisamos hierarquizar as prioridades, pois nosso orçamento é limitado. Um prefeito não pode escolher um bairro para governar, precisa atender a todos, mas priorizar as regiões com menor manutenção de seus serviços”- Prefeito Sebastião Melo.

Já o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária e diretor do Demhab, André Machado, destacou os avanços relacionados à Regularização Fundiária Urbana (Reurb). “Desde o início da nossa gestão já instauramos 69 Reurbs. Aqui na Região Norte temos duas comunidades que estão recebendo os estudos topográficos para que a Reurb seja instaurada, que são as cooperativas Fernando Wagner e Capadócia. As portas do Demhab estão sempre abertas para ouvir todas as comunidades e suas demandas, como é o caso dos moradores do Loteamento do Bosque. Não estamos nos esquivando do atendimento habitacional, pelo contrário, queremos construir uma solução em conjunto com as famílias”, disse Machado.

Sobre os questionamentos relativos ao acúmulo de resíduos no Arroio Sarandi, o diretor de operações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), José Eduardo Tessis, informou que, desde janeiro deste ano, o Departamento removeu 81,537 mil metros cúbicos de resíduos e mais de 2,5 mil pneus. “O desassoreamento possibilitou um melhor escoamento da água das chuvas e evitou o extravasamento do arroio nas últimas chuvas”, afirmou, destacando que há um técnico na região, à disposição da comunidade, para resolver as demandas do bairro Sarandi nos próximos dias.

Foram escolhidos como prioridades de investimentos para 2023 os temas saneamento básico - drenagem e dragagem; saneamento básico - água e esgoto cloacal; habitação e educação. A plenária teve apresentação de uma chapa de consenso para representar a região no Conselho do OP (COP). Foram eleitos por aclamação Carlos Eli Paixão e Lino Pereira Leite, como primeiro e segundo titulares, respectivamente, e Ervandil Schiavon e Nauro Marques Pinto como suplentes.

A Região 5 – Norte é composta pelos bairros Santa Rosa de Lima e Sarandi.

Na quarta-feira, 30, às 19h, é a vez da Assembleia da Região Partenon, na Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares (ASSTBM), na rua Manoel Vitorino, 220, bairro Partenon.

Leia também:

Habitação é prioridade na assembleia da Região Cristal

Região Extremo Sul registra maior participação em assembleias do OP deste ano

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo

Assembleia Temática elege chapa única por aclamação

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Saúde encerra ciclo de assembleias temáticas do OP

Centro abre as assembleias regionais do Orçamento Participativo

Assembleia do OP da Região Ilhas elege pavimentação como prioridade de investimentos

Assembleia da Região Nordeste do Orçamento Participativo registra 514 credenciamentos

Assembleia do OP da Região Cruzeiro recebe reivindicações dos moradores 

Saúde é prioridade na assembleia da Região Humaitá/Navegantes 

Orçamento Participativo: assembleia da Restinga registra 961 credenciamentos

 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes