Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos

01/08/2023 09:34

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Participação cresceu 198% em relação a 2022, que teve 125 credenciados

A plenária da Região Noroeste da rodada de assembleias do Orçamento Participativo (OP) 2023 realizada na segunda-feira, 31, registrou 373 inscritos, crescendo 198% em relação a 2022, que teve 125 credenciados. A décima assembleia do OP foi realizada no CTG Maragatos, no bairro Jardim Floresta, um dos 12 que compõem a região. Os outros 11 bairros são Boa Vista, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Itu, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Passo d'Areia, Santa Maria Goretti, São João, São Sebastião e Vila Ipiranga. A plenária contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do vice-prefeito Ricardo Gomes, além de secretários municipais e vereadores.

“Nosso governo preza muito pela zeladoria da cidade e nesta região investimos em muitas melhorias nos parques e praças. Quero saudar os prefeitos das praças que são voluntários e nos ajudam a manter estes espaços públicos bem cuidados” - Prefeito Sebastião Melo.

Entre os dez inscritos para manifestações, além do reconhecimento pelo cuidado com as praças, houve destaque para as conquistas da comunidade através da mobilização para a realização das demandas.  

É importante que todos enxerguem o que é a força da união das pessoas para fortalecer as politicas dentro da região. Assim, quem ganha é a comunidade”, destacou Adroaldo Venturini Barboza durante o momento das dez manifestações da plenária. Ele foi eleito conselheiro primeiro titular pela única chapa inscrita para o Conselho do OP (COP). Os outros três conselheiros eleitos foram Marco Della Nina (segundo titular), Simone Fernandes da Silva (primeira suplente) e Daltro Mendonça Souza (segundo suplente).

Prioridades de Investimento - Educação também teve destaque nas falas dos inscritos para manifestações. O tema ficou em primeiro lugar entre as prioridades de investimento para 2024, cujos recursos reservados são de R$ 20 milhões. As outras três prioridades foram: Esporte e Lazer, Cultura e Saúde.

O secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, apresentou algumas ações na Região Noroeste. “Estamos concluindo a futura Escola Laçador, que será de Educação Integral, com excelente infraestrutura para atender a região. Também vamos trabalhar para qualificar o atendimento aos alunos de Educação Especial, inclusive com o projeto de estender formações aos educadores da rede conveniada, que acolhem muitas crianças atípicas e merecem uma atenção melhor da nossa parte.”

A secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia, falou sobre as entregas na região, destacando ações no Centro Esportivo 1º de Maio (Ceprima). “Temos a conclusão e reparos no telamento do campo de futebol, além de projeto em andamento para a cobertura da quadra poliesportiva e reforma da academia de musculação, já concluída”, disse. A secretária destacou também a conclusão de duas quadras de beach tennis no Parque Alim Pedro e revitalização da pista de skate da praça do IAPI.

Despedida – Os dois conselheiros titulares da região não concorreram à reeleição. Maria de Lourdes Ribeiro Lorenzini e Wendelino Gnewuch se despediram destacando a importância da integração com a gestão pública no atendimento das demandas. “Saio entregando uma relação de demandas de serviços que não foram atendidas”, disse Gnewuch. Já Maria de Lourdes agradeceu principalmente pelo cercamento do Ceprima. O prefeito disse que a lista do conselheiro será conferida para encaminhamentos e enfatizou a importância da atuação de ambos, além de destacar a atuação do gestor da subprefeitura, Márcio dos Santos Barretos, e da chefe de democracia participativa local, Juliana Waiteroscki Maciel de Almeida.

Plano Diretor nas Assembleias Regionais do OP – Desde o dia 26, com a realização da primeira assembleia regional, até o dia 17 de agosto, a exposição Leitura da Cidade apresenta o resultado da coleta das contribuições da população nas diversas atividades do Plano Diretor com o cruzamento de dados técnicos analisados pela consultoria contratada pela prefeitura. O Plano Diretor, assim como o OP, precisa da participação da população para definição do projeto de desenvolvimento para a cidade. São diretrizes de planejamento urbano para os próximos 10, 20 anos.

A plenária foi transmitida ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Nesta terça-feira, 1º, será realizada a assembleia da Região Ilhas, na Colônia de Pescadores Z-5 - Ilha da Pintada ( R. Nossa Sra. Da Boa Viagem, 1916 – bairro Arquipélago), a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP. 

Leia também:
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer


 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes