Prefeitura mantém diálogo com servidores municipais
Dando continuidade ao diálogo com servidores municipais, a prefeitura se reuniu, na manhã desta terça-feira, 29, com representantes da diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). A reunião tratou da compensação dos dias não trabalhados durante a greve, conforme acordado com a categoria, e outros temas.
No âmbito da Educação, o Executivo municipal apresentou um planejamento de ampliação do calendário escolar para garantir a recuperação das aulas. No setor da Saúde, a compensação será construída em conjunto com as respectivas unidades. Nas demais áreas, o governo municipal orientou que a compensação das horas seja acordada com os titulares das pastas, de acordo com as necessidades e estruturas de cada secretaria.
“A compensação dos dias não trabalhados foi acordada com o sindicato e estamos apresentando alternativas para que ela ocorra da melhor forma possível. A partir das sugestões recebidas, nossas equipes irão avaliar e dar continuidade ao diálogo. Seguimos dispostos a ouvir e construir soluções em conjunto com os servidores municipais”, afirmou o secretário Municipal Geral de Governo, André Coronel.
Projeto de Lei - O Projeto de Lei nº 020/25, que formaliza o reajuste de 4,83% nos valores básicos dos vencimentos, salários, proventos e demais parcelas remuneratórias dos servidores municipais - com data-base em maio de 2025 -, além de abonar as faltas decorrentes da greve mediante compensação dos dias não trabalhados, está em tramitação na Câmara Municipal.
Saúde - No encontro, o Executivo municipal também apresentou a situação da crise que pressiona o sistema público de saúde de Porto Alegre e Região Metropolitana, e informou que dará andamento à formação de grupos de trabalho setoriais para discutir avanços nas pautas apresentadas pela categoria, com especial atenção às áreas da Educação e da Saúde.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Administração e Patrimônio, Cassiá Carpes; o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter; a chefe de Gabinete do Prefeito, Carolina Seeger; o secretário-adjunto da Educação, Maurício Cunha; além de outros representantes da administração municipal.
Bianca Dilly