Causa Animal atende mais de 80 cães e gatos no Loteamento Santa Terezinha

21/08/2025 13:31
Alex Rocha/PMPA
GABINETE DA CAUSA ANIMAL
Unidade móvel presta atendimento a animais em todas as regiões da Capital

Mais de 80 cães e gatos foram atendidos em ação integrada da Prefeitura de Porto Alegre, realizada nesta quinta-feira, 21, no posto avançado instalado no Loteamento Santa Terezinha, no 4º Distrito. A iniciativa contou com a presença do Gabinete da Causa Animal, que levou a Unidade Móvel de Saúde Animal para ofertar vacinas, vermífugos, orientações e encaminhamentos para castração.

“A ação faz parte do projeto em que levamos atendimento veterinário para todas as 17 regiões das subprefeituras de Porto Alegre. Hoje estivemos na subprefeitura do Centro, priorizando a castração e o atendimento para famílias de baixa renda, garantindo saúde e qualidade de vida para os cães e gatos dessa comunidadeâ€, explicou a secretária-executiva da Causa Animal, Tatiana Guerra.

Entre os tutores estava Paola Silva, 33 anos, moradora do Santa Terezinha há 14 anos. Ela levou seus seis animais - Thor, Faísca, Chico, Lenon, Panda e Sofia - para a ação e destacou a importância da iniciativa.

“É uma ação muito legal, que facilita nosso acesso ao atendimento e orienta a comunidade a não deixar os animais na rua. A castração é fundamental para proteger e prevenir doenças. Muito bom termos esse acolhimento na nossa regiãoâ€, afirmou.

Atendimentos - Desde o início do ano, a Unidade Móvel de Saúde Animal já esteve presente em comunidades das regiões Glória, Extremo Sul, Humaitá/Navegantes, Ilhas, Lomba do Pinheiro, Norte, Restinga, Eixo Baltazar, Zona Sul e Cruzeiro, somando mais de 680 animais atendidos.

Posto avançado - A prefeitura instalou um posto avançado de atendimento social na comunidade da Santa Terezinha, com a oferta de diversos serviços durante a semana. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ofertando atualização e informações sobre o Cadastro Único; atendimento do Sine Municipal; serviços do CRAS e CREAS; além de atendimento básico de saúde.

 

Evelize Fabricio

Cristiano Vieira