Secretaria da Fazenda doa livros históricos para os 250 anos de Porto Alegre

03/12/2021 15:04
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Datados a partir de 1927, os arquivos são compostos por 55 livros de contabilidade da prefeitura

Dentro das ações que marcarão os 250 anos de Porto Alegre em 2022, o secretário adjunto da Fazenda, Bruno Breyer Caldas, fez a entrega, nesta sexta-feira, 3, dos livros históricos de contabilidade de Porto Alegre ao secretário extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki.

Datados a partir de 1927, os arquivos são compostos por 55 livros históricos de contabilidade da prefeitura, diários, livros razão, balanços e relatórios financeiros.

“A memória financeira do Município registrada nestes livros está sendo doada para uma exposição no Paço Municipal, em homenagem aos 250 anos da cidade. Alguns deles passarão a integrar o acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardoâ€, destacou Bruno Caldas.

Entre os documentos consta Relatório Contábil de 1928, assinado pelo então prefeito

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Há os registros que marcaram a economia e as finanças de determinadas épocas, como relatórios sobre a crise de 1929

Alberto Bins. Também há os registros que marcaram a economia e as finanças de determinadas épocas, como relatórios sobre a crise de 1929, que afetou os EUA e trouxe graves reflexos ao Brasil e demais países.

De acordo com o secretário Rogério Beidacki, a mostra dos livros históricos será realizada em março de 2022, durante a programação de aniversário da cidade. “Queremos dividir com a população um pouco da história e as curiosidades de como era feita a contabilidade do Municípioâ€, disse Beidaki, ao agradecer a entrega feita pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Os livros estavam sob os cuidados da Contadoria-Geral do Município da Secretaria da Fazenda. Também participaram da entrega o contador-geral do Município, Vanderlei de Souza, e a gestora da Ãrea de Administração da Fazenda, Otília Henz.

Adriana Ferrás

Andrea Brasil