Programa Creative facilita a emissão de um milhão de notas fiscais em dois anos

26/06/2023 14:36
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Programa foi lançado em 2021

O programa Creative, que incentiva o desenvolvimento de setores de alta tecnologia em Porto Alegre, completa dois anos, com 20 empresas enquadradas e quase um milhão de notas fiscais emitidas. Lançado em 2021, o programa prevê a redução da alíquota de Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para as empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia nas atividades relativas ao projeto de inovação.

“O Creative permitiu manter em Porto Alegre empresas que estavam prestes a deixar a cidade devido ao excesso de burocracias e falta de estímulos. Além do incentivo na redução da alíquota de ISS, Porto Alegre vem modernizando sua legislação e inova em diversas áreas para melhorar o ambiente de negócios da Capital”, destaca o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

As 20 empresas que já se enquadraram no programa geram ao menos mil empregos e movimentam todo um sistema, trazendo investimentos na cidade e qualificação da mão de obra. “O Creative reforça a vocação da cidade para a inovação e o empreendedorismo. Somos a capital com maior proporção de empregos formais ligados ao segmento no país", explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlia Evangelista Tavares.

Uma das empresas beneficiadas foi a Uhuu.com, que pretendia transferir sua sede para a Região Metropolitana, mas após conhecer o incentivo decidiu permanecer na Capital. “O programa nos permitiu competir com empresas no Brasil do mesmo setor. A prefeitura teve uma visão sistêmica do problema e estruturou o projeto que tornou a cidade mais atrativa para as empresas de tecnologia”, relembra o CEO da Uhuu, Rafael Lemos.

Podem aderir, empresas de base tecnológica ou instituição de ciência e tecnologia que desenvolvam processos, serviços/produtos ou atividades inovadoras; estejam em dia com o pagamento de impostos municipais; e apresentem projeto de inovação.

Confira as regras e documentos necessários para o Creative.

Elisandra Borba e Hosana Aprato

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes