Porto Alegre é reconhecida nacionalmente pela qualidade das informações fiscais e contábeis

15/09/2025 16:32
Divulgação / SMF / PMPA
Fazenda
Pelo quinto ano consecutivo a capital gaúcha conquista a nota máxima no índice

Porto Alegre recebeu, nesta segunda-feira, 15, em Brasília, o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2025, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A distinção reconhece Estados e municípios que se destacam pelo envio de dados consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), reforçando a transparência e a credibilidade das contas públicas.

Em 2025, além do desempenho no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, o prêmio passou a incluir também o reconhecimento a entes federativos que obtiveram classificação A+ na prévia da Análise da Capacidade de Pagamento (Capag). A avaliação mede a saúde fiscal de Estados e municípios a partir de indicadores de endividamento, equilíbrio entre receitas e despesas e situação de caixa. Segundo a STN, a análise da qualidade das informações envolve cerca de 180 verificações técnicas, que medem precisão, integridade e consistência dos dados enviados pelos entes da Federação. 

A secretária municipal da Fazenda, Ana Pellini, a contadora-geral do Município, Aline Possamai, e o superintendente do Tesouro Municipal, Gilberto Bujak, representaram a capital gaúcha na cerimônia. “Manter a nota máxima na Capag e ser destaque no ranking Siconfi é a confirmação de que Porto Alegre está no caminho certo, com uma gestão fiscal transparente, eficiente e de credibilidade perante a sociedade e os órgãos de controle”, destaca a secretária, Ana Pellini. 

Porto Alegre conquistou o A+ pelo segundo ano consecutivo, desde que a classificação “+” foi criada, mantendo-se na faixa de excelência que já alcançava anteriormente, com a nota A, também máxima, desde 2020.

 

Elisandra Borba

Gilmar Martins