IPTU Digital pode ser pago via Pix neste ano

02/01/2024 08:31

A partir desta terça-feira, 2, estão disponíveis as guias do IPTU Digital 2024. Uma das novidades deste ano é o pagamento via Pix, que pode ser realizado por qualquer instituição financeira, diferentemente do código de barras, que permite quitação apenas nos bancos credenciados.

“O pagamento por Pix é rápido e seguro e incentivamos que nossos contribuintes utilizem o recurso. Além disso, também ressaltamos que não precisa correria para emitir as guias, pois o pagamento com desconto segue até o dia 8 de fevereiroâ€, destaca o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

Emissão de guias - Uma das formas mais rápidas de emitir as guias é por meio do WhatsApp 51 3433-0156, opção 4. Em menos de dois minutos o documento é gerado. Também estão disponíveis no site do IPTU e no aplicativo 156+POA. Quem cadastrou o e-mail neste site já recebeu o link para geração do documento.

Para quem não tem acesso a nenhum dos meios digitais, é possível obter a guia em uma das 17 subprefeituras espalhadas na cidade (confira aqui os endereços); nas agências Tudo Fácil (Zona Norte - avenida Assis Brasil, 2611 e Zona Sul - avenida Wenceslau Escobar, 2666); no Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa, 1105); e na loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mario Cinco Paus, S/Nº). Os idosos que necessitam receber a guia impressa podem solicitar via Whatsapp (51) 3433-0156, opção 4, função 7.

Descontos - Quem pagar até o dia 8 de fevereiro pode ter até 11% de desconto. Todos os contribuintes têm direito a redução de 5% para o pagamento antecipado. Serão concedidos mais 3% para quem mantém seus tributos em dia e outros 3% para quem inseriu CPF nas notas fiscais de serviço, conforme as seguintes faixas: mais de 24 notas de serviço ao longo do ano com CPF acrescenta mais 3% de redução. Entre 13 e 24 notas, 2%, e de sete a 12 notas, 1%. A porcentagem de desconto acumulada em notas fiscais pode ser conferida aqui. Imóveis em nome de pessoa jurídica terão, além dos 5% de desconto por antecipação, mais 4% de desconto se estiverem em conformidade com suas obrigações fiscais.

Parcelamento - O pagamento sem desconto inicia-se em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros. A primeira parcela vence em 8 de março.

 

Elisandra Borba

Cristiano Vieira