Fazenda apresenta projeto de mediação tributária a municípios gaúchos

25/04/2023 18:45
Guilherme Pedrotti/Famurs/PMPA
Fazenda
Projeto foi o vencedor do Prêmio Boas Práticas em 2022

O projeto de mediação tributária de Porto Alegre foi destaque nesta terça-feira, 25, em assembleia da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que reuniu os secretários de Fazenda e Finanças de todo o Estado. O secretário Rodrigo Fantinel apresentou os pontos que fizeram a iniciativa vencer o prêmio Boas Práticas da Famurs no ano passado.

“Nós fomos o primeiro ente da federação brasileira a adotar a mediação tributária. Como não havia experiência no país, tivemos que estudar métodos utilizados em países como Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Portugal”, explicou Fantinel. 

A partir da aplicação do método, a capital gaúcha conseguiu solucionar mais de 75% dos casos levados à mediação, permitindo que os créditos retornassem ao município de maneira célere e os contribuintes pudessem recuperar a capacidade de pagamento. “A mediação tributária lançada em Porto Alegre pode ser adaptada para a realidade de qualquer município, estado ou até pela União. O objetivo é demonstrar que existe alternativa viável e efetiva para diminuir os contenciosos tributários, os custos de cobrança e gerar mais recursos para as mais diversas políticas públicas dos nossos municípios”, completou o secretário.

Reforma tributária - Além do painel sobre mediação tributária, o secretário participou também da rodada de discussões sobre a reforma tributária, que contou com participantes da Confederação Nacional dos Municípios e do Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do RS. A capital gaúcha defende a aprovação da PEC 46/2022, que tramita no Senado Federal. Ela apresenta uma série de avanços na simplificação e padronização nacional da legislação do ISS. Para o ICMS a proposta é uma legislação nacional, em substituição às 27 legislações estaduais existentes. Com isso, não haverá a necessidade de fundir impostos ou avançar sobre a autonomia tributária dos entes federativos. Garante ainda que não haverá aumento de carga tributária para nenhum dos setores, além da desoneração parcial da folha de pagamentos.

 

Elisandra Borba

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes