Cadastro para débito em conta de parcelas do IPTU já está disponível

14/02/2024 08:44

Quem optou pelo parcelamento do IPTU 2024 em até dez vezes sem juros, já pode autorizar o débito em conta em um dos bancos da rede credenciada da prefeitura. O primeiro pagamento será efetuado em 8 de março. Quem tem o cadastro de anos anteriores não precisa renovar a autorização.

“Nós recomendamos o débito em conta pela facilidade. Com a medida, o contribuinte não tem a necessidade de emitir a guia mensalmente e também não corre risco de perder a data e, por consequência, arcar com juros e multas”, explica o secretário-adjunto da Fazenda Jonas Machado.

Para quem não é cliente dos bancos credenciados, a melhor alternativa é cadastrar o e-mail para receber as guias mensalmente no endereço eletrônico.

Débito automático - O contribuinte deve acessar o site do IPTU, clicar no link correspondente ao cadastro bancário. Com o número da inscrição do imóvel será possível acessar o documento que contém a autorização do débito. Este documento pode ser levado fisicamente ao banco ou o código gerado inserido no aplicativo da conta, conforme a instrução de cada instituição bancária.

Parcelamento - Quem não realizou o pagamento em cota única tem, automaticamente, o imposto dividido em até dez vezes sem juros, respeitando o valor da parcela mínima. Os documentos vencem sempre no dia 8 de cada mês, ou no primeiro dia útil após esta data, em caso de fim de semana. A primeira parcela vence em 8 de março.

Guias - A emissão das guias de parcelamento estará disponível a partir do dia 20 de fevereiro através do Whatsapp, opção 4; no site IPTU 2024; no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e IOS; ou na Loja de Atendimento da Fazenda da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, S/Nº), das 9h às 16h.

Confira os bancos credenciados para débito automático
Banco do Brasil
Banco Inter
Banrisul
Bradesco
Caixa Econômica Federal
Itaú
Santander
SICOOB
Sicredi
Original

Elisandra Borba

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes