Programa de Aprendizagem Profissional – Jovem Aprendiz

Proposta Geral: Disponibilizar as estruturas da PMPA (administração centralizada e descentralizada) para realização das vivências e experiências prático-profissionais aos aprendizes em formação nos cursos das entidades do FORMAP, subsidiados por empresas que devam cumprir a cota prevista na Lei Aprendiz Legal (nº 10.097/2000).     

Proposta do Projeto Piloto: Disponibilizar as estruturas da SMELJ para realização das vivências e experiências prático-profissionais a 20 aprendizes em formação no curso de Assistente Administrativo através de entidade do FORMAP, subsidiados por empresa que deva cumprir a cota prevista na Lei Aprendiz Legal.

Objetivo do Programa Municipal de Sócio-aprendizagem: Viabilizar a oportunidade de qualificação e inserção no mundo do trabalho aos jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social (egressos do sistema socioeducativo ou que estejam em cumprimento de Medida Socioeducativa (MSE); Jovens em cumprimento de pena no sistema prisional; egressos do trabalho infantil, jovens negros, quilombolas, transexuais…) a fim de dar cumprimento e efetivação ao direito do jovem à profissionalização, ao trabalho e à renda, a partir de programas que oportunizem a qualificação e a prioridade de inserção no mercado de trabalho a este público.

Status: Implementado o projeto piloto na PMPA, através da SMELJ. Iniciado as articulações para a ampliação do Programa para as demais Secretarias/órgãos da Adm. Direta e Indireta da PMPA.