Projeto oferece aulas esportivas a crianças e adolescentes da Fasc e pessoas com deficiência

20/06/2023 13:26
Talles Kunzler/FASC/PMPA
SMELJ - Evento de lançamento do programa Orla Para Todos
Projeto Orla Para Todos utiliza os espaços esportivos do Trecho 3

A prefeitura lançou nesta terça-feira, 20, o Projeto Orla Para Todos, que oferece aulas gratuitas em diversas modalidades esportivas para atender crianças e adolescentes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e pessoas com deficiência. Serão utilizados os espaços esportivos do Trecho 3 da Orla do Guaíba. 

As primeiras aulas ocorreram nesta manhã com 40 adolescentes, alunos da entidade filantrópica Centro Diaconal Evangélico Luterano (Cedel). O projeto é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj), Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e Esporte+, que disponibilizarão professores de educação física para as diversas modalidades esportivas.

A secretária Débora Garcia destacou a importância da parceria dessas entidades por sua história voltada para o esporte, além de contar com profissionais capacitados para ministrarem as aulas. “É muito gratificante podermos contribuir para a inclusão social, para o crescimento desses jovens, melhorando a qualidade de vida e saúde deles”, destacou. A secretária observou ainda o grande número de meninas que participaram desta primeira atividade e lembrou que em breve a prefeitura implementará o Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino, exclusivo para jovens em situação de vulnerabilidade social.

O presidente da Fasc, Tiago Simon, disse presenciar um momento único, porque o esporte é inclusão social. “Esta parceria será fundamental para as crianças e adolescentes da Fasc, porque terão um espaço novo, um espaço nobre, que é a Orla do Guaíba. O projeto ajudará os meninos e as meninas a construir um futuro melhor. Aqui está nascendo uma iniciativa que é a semente para gerar novos frutos por toda a cidade”, enfatizou.

Horários - O projeto contará com professores de educação física dos clubes, que atenderão de segunda a sexta-feira, entre as 8h e 18h. Nesta primeira fase, o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizará aulas de futebol 7 nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h; e a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), das 14h às 17h.

Nas terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, as atividades serão por conta do Esporte+, com aulas de rugby na cadeira de rodas e vôlei sentado. Ao todo, o projeto atenderá 40 alunos por turno (240 por semana), sempre nas quadras 2, 7 e 4.

Também participaram do lançamento o secretário municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prates, o diretor de Parcerias Comunitárias, Pedro Meneguzzi, o representante da Esporte+, Jerson Cunha, o coordenador de Esportes da AABB, Ney Ramires, o diretor da Unidade Sesc Redenção, Edson Domingues, o articulador da Fasc Centro, Alexandre Santos, o diretor de Esportes da Smelj, Rodrigo Kandrik, e a coordenadora do Paradesporto, Liza Cenci.

 

Mauro Lewa Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes