Prefeitura amplia atendimento esportivo gratuito em Porto Alegre

23/04/2024 10:17
Alex Rocha/PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Horário de atendimento nas unidades também é ampliado, com aulas à noite e cedo pela manhã

O atendimento em unidades esportivas e recreativas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre começou a ser ampliado desde o início desta semana. Será disponibilizado um número maior de modalidades, professores, equipamentos e horários para a participação da população. São 306 novas aulas semanais, que incluem modalidades como musculação, ballet e lutas.

As inscrições são realizadas diretamente nas unidades da prefeitura. O interessado pode acessar os locais neste link. O projeto prevê a execução de atividades esportivas para crianças, adolescentes, adultos e idosos a partir dos 6 anos sem idade limite, e vai contar com atividades inclusivas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“Nós teremos, por exemplo, aulas à noite e cedo pela manhã, que é algo inédito em alguns locais de Porto Alegre, isso demonstra a importância que tem essa iniciativa para a prática do esporte na cidade” afirma a titular da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) Ana Paula Bastos. A secretaria elaborou um mapa interativo para ajudar na localização dos centros disponíveis para prática esportiva e recreativa na cidade, que pode ser acessado neste link.

Para se inscrever, o interessado precisa ir a uma das unidades esportivas da Smelj, levando documento de identificação, atestado médico atualizado e completar o Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q). Menores de idade não necessitam mostrar o documento médico, porém a presença de um responsável é obrigatória no momento da inscrição. Recomenda-se comparecer ao local durante o horário de funcionamento, de preferência durante o horário da atividade desejada.

No ano anterior, as unidades esportivas realizaram 484,4 mil atendimentos, incluindo o período de verão, com a abertura das piscinas públicas. O total foi calculado a partir de todas as iniciativas e atividades recreativas e de lazer envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Márcio Nunes

Andrea Brasil