Festival Paralímpico Brasileiro reúne 220 participantes em Porto Alegre

20/05/2023 15:43
Mauro Moraes / SMELJ / PMPA
Esporte, Lazer e Juventude
Muitos meninos realizaram as provas acompanhados dos pais

O Festival Paralímpico Brasileiro reuniu 220 participantes na manhã deste sábado, 20, no Parque Ramiro Souto, na Redenção. Dois medalhistas paralímpicos, Vanderson Luís da Silva Chaves e  Aser Ramos, acompanharam as competições.

Esta é a primeira edição do Festival em 2023, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, e promovido pela Coordenadoria do Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). 

O entusiasmo das crianças e adolescentes em participar das atividades contagiou a todos, principalmente nas competições de atletismo, onde muitos realizaram as provas acompanhados dos pais.

Conforme a secretária Débora Garcia, a inclusão social e a interação com as famílias foram os destaques do Festival. “É gratificante e emocionante ver a energia, a alegria das crianças e adolescentes em poder participar das competições de bocha, atletismo, futebol e vôlei sentado. E a presença dos atletas campẽoes paralímpicos, nesta edição, foi motivo de orgulho e um incentivo a mais para todos”, ressaltou a secretária.

Os medalhistas:

Vanderson Luís da Silva Chaves é atualmente o número um do ranking brasileiro no sabre e número dois nas modalidades espada e florete. Foi medalhista mundial de esgrima no Canadá em 2022 e esteve presente nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos (no Rio 2016 e Tóquio 2020). Ele perdeu os movimentos das duas pernas ao ser atingido por uma bala perdida em 2006.

O outro paratleta  é o gaúcho Aser Ramos, da classe T36 (atletas com paralisia cerebral), e é o recordista das Américas no salto em distância, com a marca de 5,76 metros, medalhista paralímpico em salto em distância e 100 metros Open International em São Paulo 2023. Aser aguarda ser convocado para o Mundial de Atletismo Paralímpico de Paris (FRA), de 8 a 17 de julho de 2023, e para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago (CHI), em novembro.

Festival - O festival acontece simultaneamente em 120 localidades do país e deve receber cerca de 180 participantes em cada sede. A ação busca proporcionar às crianças com deficiência e sem deficiência a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas. As atividades são realizadas no formato de seleção de atletas, para encontrar possíveis talentos a serem desenvolvidos nos esportes.

 

Mauro Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes