Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

29/10/2022 17:54
Cesar Lopes / PMPA
68º FEIRA DO LIVRO
Desafios diários dos atletas e profissionais do esporte e lazer estiveram na pauta do evento

O paradesporto esteve em pauta no segundo dia da Feira do Livro de Porto Alegre. Os desafios diários e as vivências cotidianas de atletas e profissionais do esporte e lazer paradesportivo reuniu, no estande da prefeitura, o coordenador técnico Fábio Azeredo, representando a Associação de Pais, Amigos, e Pessoas com Deficiência, da Fundação do Banco do Brasil (Apavb), e Fernanda Michaelsen, uma das fundadoras e coordenadora Técnica da Esporte +, além de alunos, pais e professores.

Durante sua participação, Fernanda falou dos desafios diários que enfrentou como professora na Escola Estadual Especial Recanto da Alegria. “Cada aluno especial tem sua história e sua maneira de encarar o mundo. Todos tem um potencial para algum tipo de modalidade esportiva e nossa missão é descobrir, incentivar e potencializar estes alunos para a prática do esporte, Sou testemunha de inúmeras vitórias que eles conquistaram nas mais diferentes competições mundo afora”, ressaltou.

Para Fábio Azeredo, o importante é dar oportunidade para que todas pessoas com deficiência possam mostrar seu potencial e estar mais  incluídas na nossa sociedade. "Isso faz toda a diferença na vida de cada um e de suas famílias”, observou.

A secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) , Débora Garcia, também contou um pouco de sua experiência como professora de dois alunos que tinham Síndrome de Down e um que era autista. “Todos tinham um potencial enorme para praticar as atividades físicas e de lazer. Sempre estavam dispostos e prontos para interagir”.

A mediadora da roda de conversas, coordenadora do Paradesporto da SMELJ, Liza Cenci, disse que o  paradesporto é uma enorme  ferramenta da inclusão. ”As escolas devem ter um planejamento especial e permanente para as pessoas com deficiência. Temos diversos exemplos do sucesso de programas bem elaborados que deram ao Brasil, e ao mundo, dezenas de campeões paralímpicos”.

O encontro teve a participação especial do Kauã Schuquel Boff, de 12 anos, e grande medalhista em diversas modalidades de natação e, também, da atleta paralímpica da Apabb, Andreia Ferreira. Saiba mais, neste link, sobre a programação completa do estande na feira.

Leia mais:

DMLU faz ação de educação ambiental na Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro

Feira do Livro celebra 250 anos de Porto Alegre na Praça da Alfândega

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

 

Mauro Moraes

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes