Artigo: Porto Alegre: a Capital do Skate de Rua Brasileiro

18/03/2023 10:46

A prefeitura de Porto Alegre está mobilizada para transformar a cidade na Capital do Skate de Rua Brasileiro. Várias ações e projetos neste sentido estão em andamento por toda a cidade. Além de contarmos com a maior pista de skate da América Latina: a Pista Rochelle Benitez, foram realizadas reformas gerais e melhorias em pistas de skate, como a do IAPI e da Restinga, como contrapartida para a realização da edição do Skate Total Urbe - STU National 2023 - etapa do circuito brasileiro de skate - que ocorre nos dias 17,18 e 19 de março na Orla do Guaíba.

Também uma série de ações voltadas aos skatistas e comunidade serão desenvolvidas neste período, em toda cidade, em parceria com STU. Haverá um verdadeiro festival de skate, shows de música e arte urbana nos pontos históricos do IAPI, Praça da Matriz, Doublet Set, Benjamin, Praças Itália, Zenaide, Gasômetro, bancos do Centro, da Orla, Viaduto da Nilo, Rampa da Antiga Farmácia, corrimão da Câmara e snake do Guaíba e rua Mostardeiro.

Nossa capital sempre teve uma cultura urbana muito forte e presente em todos os bairros. Os jovens desde sempre ocupam as praças, como a da Matriz, muito popular entre os skatistas, viadutos, lombas e ruas. Toda uma geração de talentos foi criada nestes ambientes públicos e, muitos deles, ganharam vários campeonatos pelo Brasil. Hoje, o skate é um esporte olímpico e temos até medalhistas nesta categoria.

Em diferentes épocas, o skate foi presença marcante em Porto Alegre, evoluindo e expandindo. Das rampas de compensado e pistas improvisadas até a pista icônica do IAPI, considerada por muitos como uma das melhores pistas de skate públicas do Brasil, e a pista do Parque Marinha. Hoje, temos inúmeros espaços do Centro à Restinga, com destaque para a pista do Trecho 3 da Orla do Guaíba, reconhecida pela Confederação Brasileira de Skate como apta para receber competições nacionais e internacionais. Um espaço único, de 6,1 mil metros quadrados, que consolidou a cidade como referência no esporte e já foi palco de treinos da Seleção Brasileira de Skate.

É uma grande notícia para o esporte gaúcho, que nunca parou de produzir talentos e, agora, terá oportunidade de ser palco de uma nova geração de skatistas que, tenho certeza, brilhará nas pistas de todo o mundo e consolidar, de vez, Porto Alegre no cenário mundial do skate.

Débora Rios Garcia, secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Artigo publicado na edição do dia 18 de março no jornal Correio do Povo.

Lissandra Mendonça