Artigo: Esporte é prioridade na Capital

18/11/2022 18:25

Um dia antes de começar a Copa do Mundo, quando atenção do planeta estiver voltada para o Catar, a prefeitura de Porto Alegre realizará, após 19 anos, a Conferência Municipal de Esporte e Lazer. A iniciativa resulta de inúmeros olhares da comunidade que, durante três meses, reuniu-se em 10 pré-convenções, abrangendo 10 regiões, e apresentou demandas, sugestões e propostas.
O propósito da conferência é a elaboração coletiva de um documento final para a Política Pública de Esporte e Lazer de Porto Alegre, com encaminhamentos para a construção do Projeto de Lei do Plano Municipal de Esporte e Lazer pelos próximos 10 anos.

Ao envolver todas as regiões nas pré-convenções, a prefeitura retomou o processo de ouvir a comunidade sobre as questões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento do esporte e lazer e debater os meios, ações e caminhos que devem ser tomados para a realização deste projeto.

Coletamos 445 propostas, como as relativas à criação de um Programa de Formação de Crianças e Jovens na modalidade de atletismo em parceria universidades, clubes e organizações sociais; retomada do Projeto Verão da Gurizada; incentivo a crianças carentes com de aulas gratuitas de skate, roller, futebol, ginástica; implantação de mais espaços e atividades voltadas para os idosos; e dotar as unidades esportivas com equipamentos adaptados para pessoas com necessidades especiais, entre outras.
Porto Alegre, há tempos, vem se tornando referência no País em diversas atividades esportivas. O Trecho 3 da Orla do Guaíba é palco, seguidamente, para eventos nacionais e internacionais. Esta experiência positiva de área de lazer democrática, integrada, em que todos têm acesso gratuito aos diferentes espaços de práticas esportivas, é que a prefeitura pretende oferecer, nas devidas proporções, às regiões mais periféricas da cidade. 

O retorno positivo das dezenas de pessoas que participaram e se dispuseram a colaborar para que este documento se transforme em realidade não deixa dúvida de que esta será a nossa Copa do Mundo dos esportes e lazer, um marco que pretende colocar Porto Alegre no topo do ranking esportivo entre as capitais do Brasil.

Débora Garcia - secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Artigo publicado na edição de 17 de novembro do Jornal do Comércio

Lissandra Mendonça