Artigo: Deixem as gurias jogarem!

30/11/2023 09:19

Hoje √© um dia especial para Porto Alegre, mas principalmente para as meninas que sonham em um dia se tornarem jogadoras profissionais de futebol. O pa√≠s do futebol, da rainha Marta, Cristiane, Debinha e a ga√ļcha M√īnica Hickmann, atletas que defenderam as cores do Brasil na √ļltima Copa do Mundo feminina, precisa e merece esse investimento.

Porto Alegre, com recursos do Ministério do Esporte, lança pela primeira vez, de forma inédita no país, o Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF), uma forma de democratizar o acesso ao esporte. A iniciativa incentiva a participação de adolescentes do sexo feminino no esporte para que alcancem o direito constitucional de acesso à prática esportiva e oportuniza a descoberta de novos talentos na modalidade.

Ser√£o 120 vagas para jovens com idade entre 13 e 17 anos, divididas nas categorias mirim, infantil e juvenil. As inscri√ß√Ķes gratuitas iniciam hoje e podem ser feitas no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A prioridade do programa s√£o alunas da rede municipal de ensino. Ap√≥s, ser√£o abertas para estudantes da rede estadual e o p√ļblico em geral, caso restem vagas. As aulas ir√£o ocorrer nos campos do Trecho 3 da orla do Gua√≠ba e no Parque Marinha do Brasil. Os treinamentos ser√£o em turno inverso √†s aulas para que as gurias possam conciliar √† pr√°tica do esporte com os estudos.

Al√©m do centro de desenvolvimento, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), oferece outros projetos que buscam incentivar a participa√ß√£o feminina nas atividades esportivas e sociais. Podemos destacar a Orla Para Todos, Lance de Menina, atividades exclusivas nas 19 unidades da prefeitura espalhadas pela capital dos ga√ļchos e eventos com servidoras em torneios e competi√ß√Ķes esportivas internas.

√Č gratificante que este projeto se torne realidade em Porto Alegre para as nossas gurias terem a oportunidade de treinar e desenvolver seus talentos. A nossa cidade, que j√° √© pioneira e refer√™ncia em muitas frentes agora ser√°, tamb√©m, no futebol feminino brasileiro.

Débora Garcia - secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Artigo publicado na edição de 30 de novembro do Correio do Povo