Smed estuda parceria com Sicredi para implantação de programas sociais

07/04/2022 17:56

A secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, recebeu na tarde desta quinta-feira, 7, representantes da Sicredi União Metropolitana RS que apresentaram os programas Cooperativas Escolares e Jornada de Educação Financeira nas Escolas. A ideia é estabelecer um acordo de parceria para incentivar o protagonismo juvenil e a tomada de consciência sobre as finanças pessoais desde a infância.

Conforme a assessora dos Programas de Desenvolvimento Social do Sicredi, Cristina Martinenco, as cooperativas Eecolares buscam ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, que no contraturno escolar participam voluntariamente de oficinas e formações focadas no modelo e prática cooperativista. “Através desta iniciação são desenvolvidas a autonomia, liderança, educação financeira e o empreendedorismo”, explica.

Através da Jornada de Educação Financeira nas Escolas, método autoral do Sicredi, é possível construir estratégias pedagógicas de um jeito simples, combinando temas de educação financeira com habilidades e áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular.

Para a analista de Desenvolvimento do Cooperativismo, Siana Beck, esta iniciativa alinha situações e objetos do dia a dia com a realidade de cada comunidade escolar. “Além de ir ao encontro do que determina a legislação, cooperamos com as escolas para trabalhar a educação financeira em sala de aula, instrumentalizando os educadores e contribuindo para evitar o endividamento das gerações futuras”, comentou.

Participaram da reunião a secretária adjunta pedagógica Cláudia Gewehr Pinheiro, o secretário adjunto financeiro Mario Jaime Gomes de Lima e o gerente da Agência Centro Histórico, Antonio Carlos dos Santos.

Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 5 milhões de associados no país, os quais exercem papel de donos do negócio. A Sicredi União Metropolitana RS possui mais de 60 mil associados e atua em nove municípios (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão).

Mauro L. Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes