Seminário celebra os 30 anos do Programa de Trabalho Educativo da Smed

18/08/2025 15:09

Para marcar três décadas do Programa de Trabalho Educativo (PTE), que prepara alunos com deficiência e Transtorno de Espectro Autista (TEA) matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental para o mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Unidade de Educação Especial, promove o seminário PTE 30 anos de inclusão e sucesso no mundo do trabalho. O evento será realizado nesta terça-feira, 19, às 8h30, no auditório da Smed.

O seminário reunirá professores, empresários, alunos para discutir as práticas de aprendizagem educacional em empresas parceiras, a qualificação e preparo para possível efetivação em vagas de emprego. Também serão debatidas as políticas públicas e perspectivas de inclusão dos estudantes no ambiente de trabalho.

200 jovens e adultos - Atualmente, cerca de 200 jovens e adultos são atendidos pelo programa, que aborda temas relacionados ao autoconhecimento, independência, mundo do trabalho, vida adulta, postura e perfil profissional, estimulando os alunos a descobrirem sua área de interesse e engajaram-se em uma carreira. ‘’O PTE oferece novas possibilidades de aprendizagem para além do espaço da escola. Também incentiva a prática da cidadania, a inserção na cultura e a participação na sociedade’’, afirma a coordenadora da Unidade de Educação Especial, Renata Pardal.

As atividades ocorrem nas quatro escolas municipais de ensino especial  - Lucena Borges, Lygia Averbuck, Elyseu Paglioli e Tristão Sucupira Vianna -, na Escola Bilíngue de Surdos Salomão Watnick, no Centro Municipal de Educação do Trabalhador (CMET) Paulo Freire. Contempla ainda os alunos de inclusão das demais escolas de ensino fundamental da rede, por intermédio da Sala de Integração e Recursos (SIR-PTE).

Jennifer Morsch

Tatiana Bandeira